Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
autoconfianca-e-autoconhecimento-para-uma-carreira-de-sucesso

Autoconfiança e autoconhecimento para uma carreira de sucesso 

Notícia | 13/01/2022

Giovanna Cavalli

Um profissional de sucesso não apenas consegue uma boa remuneração financeira e passa apuro no final do mês, mas ama seu trabalho. Por isso, dinheiro e amor precisam andar lado a lado quando o assunto é carreira e a autoconfiança impulsiona essa jornada. Então, se você é estudante, estagiário ou aprendiz, atente-se a isso!

O poder da confiança na medida certa

A confiabilidade pode incentivar o talento a desenvolver melhor o próprio trabalho. Contudo, o excesso também é nocivo, pode causar cegueira: o orgulho e a prepotência. Ou seja, é preciso buscar o equilíbrio em tudo. “O primeiro passo é entender: somos seres únicos, incomparáveis e insubstituíveis. A partir desse pressuposto nós sempre temos algo a acrescentar. Se você não confiar em si mesmo, pode ter certeza, ninguém vai”, diz o diretor executivo do IBEX e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.

Para ele, a melhor forma de fomentar tal característica é por meio do autoconhecimento. “Isso é, entender como você reage às situações, as suas forças e suas fraquezas. Por isso é fundamental buscar aprendizado para ajudar nesse processo e na profissionalização constante”, afirma o dirigente.

Além disso, a autoestima é uma grande aliada - ou até mesmo a maior aliada - no mundo corporativo. “Um indivíduo o qual se valoriza e reconhece o próprio talento sente-se mais seguro para dar ideias, sugestões de melhoria ou se posicionar e defender seus argumentos durante uma reunião”, exemplifica o sócio fundador da Lion Saúde e especialista em Direito Securitário para planos de saúde, Ricardo Oliveira.

Nesse sentido, o especialista listou cinco dicas para se valorizar e, assim, se motivar. Veja:

  • Invista no autoconhecimento;
  • Reconheça seu potencial;
  • Valorize suas conquistas;
  • Enfrente seus medos;
  • Reveja suas crenças.

como-superar-o-apagao-da-mao-de-obra

Seja humilde e não se compare

Sobretudo, evite se comparar. As redes sociais alimentam essa cultura, mas ela é extremamente prejudicial para o caminho corporativo. “Com a enxurrada de informações sobre como os outros estão vivendo, ganhando e desenvolvendo, tudo pode se tornar uma competição. No entanto, é importante lembrar: também existem problemas por trás da tela”, alerta Slivnik.

A empatia e a humildade devem fazer parte deste caminho. “Ajudar os outros é uma forma de amadurecer as próprias habilidades e colocar as forças em prática. Ademais, também é importante identificar algumas fraquezas para saber quais podem ser trabalhadas e quais não fazem parte do seu escopo. Dessa maneira é possível usar o próprio tempo com mais inteligência”, expõe o diretor executivo.

Por isso, mesmo para quem ainda está começando no mundo corporativo, é imprescindível saber encabeçar todos à sua volta, fornecendo ao gestor ferramentas para ele administrar de forma mais eficiente. Logo, o cooperativismo é o ponto chave.

Também, um dos erros mais comuns é acreditar em um retorno extremamente rápido. Em busca do sonho, deve haver persistência e não se frustrar nos primeiros obstáculos. Existe um tempo de investir, de maturar e assim começar a construir uma história.

Portanto, prepare-se e esteja aberto a mudanças! Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca seu negócio em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!                                                                                                      

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete