Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
oito-preocupacoes-para-ter-com-o-home-office

Oito preocupações para ter com o home office 

Notícia | 10/01/2022

Vinícius Lima

Muitas empresas já sinalizaram o interesse ou o plano real de manter o home office ou um estilo híbrido de atuação para suas equipes em 2022. Para aproveitar ao máximo os benefícios de atuar e executar funções de casa, é preciso levar em consideração alguns pontos, afinal, a prática deve ser proveitosa para todos, sejam líderes, estagiários, aprendizes ou funcionários efetivos. 
                                                                                 
Para o teletrabalho ser um sucesso é preciso muito cuidado. De acordo com Tatiana Gonçalves, sócia da SST Home Office, segundo a legislação trabalhista, também é preciso ter atenção especial aos postos de trabalho e à saúde dos colaboradores atuando em casa. Assim, de acordo com ela, muitas das regras usadas para escritórios terão de ser replicadas nas residências.
                                                                                 
Veja alguns pontos principais citados por Tatiana para ter atenção:

  • Estação de trabalho

É preciso montar estruturas adequadas para os colaboradores nas casas, levando em conta local, mobiliário e demais aspectos. Muitas vezes a companhia terá de arcar com parte desses custos;

  • Ergonomia

É preciso oferecer o suporte de especialistas como fisioterapeutas para adequar a ergonomia, pois proporciona conforto e saúde. Cuidados básicos colaboram para a rotina não ser prejudicial.

Essa foi uma preocupação para a estagiária de arquitetura Pâmela Alves. Ela montou uma mesa pensando em suas necessidades, tanto acadêmicas, quanto profissionais. “Eu precisei analisar quais eram minhas demandas e como poderia aproveitar um espaço para não prejudicar minha coluna, pescoço e até mesmo a visão, também”. 

  • Acompanhamento

A organização deverá fazer um acompanhamento constante do colaborador, educando para ele fazer constantemente um checklist do mobiliário e uma autoavaliação da postura, para enxergar a maneira como se está agindo e identificar sintomas como dores ou estresse.

  • Higienização e organização 

Mais um importante processo educacional a ser aplicado com os times é em relação aos meios para manter os ambientes higienizados e organizados, minimizando problemas de saúde, erros e, até mesmo, uma imagem inadequada em caso de reuniões virtuais.

  • Bem-estar físico

Será fundamental orientações e ensinamentos sobre exercícios para relaxar o físico de possíveis irritações do corpo ocasionadas no dia a dia.

  • Compliance

As entidades, ao optarem pela modalidade a distância, terão de ter em mente a relevância do compliance. Muitas posições lidam com informações as quais não podem ser partilhadas por ninguém. É necessário regras muito claras.

  • Contrato de Trabalho

Essa abordagem também pressupõe adequações jurídicas das corporações, pois elas precisarão estar muito alinhadas com suas áreas trabalhistas. 

  • Segurança digital

É preciso tomar uma série de ações a fim de garantir a eficácia das soluções de segurança utilizadas para prover o respaldo necessário à boa execução do trabalho dos colaboradores em casa.
                                                                                 
Esses são apenas os cuidados básicos a serem levados em consideração nesse “novo normal”. Daqui para frente, nada voltará a ser como era antes. “Tomando parte desses aspectos, a marca já estará assegurada de boa parte de possíveis problemas futuros", finaliza Tatiana.
                                                                                 
Você sabia que mindfulness no trabalho ajuda no home office

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete