Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
os-cinco-passos-para-o-sucesso-da-empresa

Os cinco passos para o sucesso da empresa 

Notícia | 03/01/2022

Vinícius Lima

Quais são os seus objetivos de negócios para 2022? Estamos superando os efeitos da crise sanitária causada pelo coronavírus e, agora, é hora de colocar as mãos na massa rumo a resultados mais positivos. Além de contar com estagiários e aprendizes para trazer renovação e energia, é preciso dedicação e atenção a alguns tópicos. Entenda!

Paula Nunes, estudante de engenharia, é um exemplo de quem está otimista com os cenários deste novo ano. Ela quer empreender e sabe dos desafios. “Se eu não começar, independentemente das adversidades, nunca tirarei o sonho do papel. Por isso não posso ficar parada”, diz.

O sucesso de uma empresa é determinado pela constante relevância em seu ramo de atuação. Metas ousadas e ambiciosas são primordiais para uma trajetória bem sucedida. Para isso, segundo Pedro Signorelli, especialista na implementação do método OKR, fundador da Pragmática Consultoria em Gestão, parece até clichê dizer, mas é preciso inovar.

A administração por OKRs (Objectives and Key Results), uma abordagem de estabelecimento de metas, na qual os objetivos são aqueles com a pretensão de se alcançar e os resultados-chave descrevem e mensuram se os escopos estão sendo atingidos. “São uma forma mais moderna de gestão, mais compatível, e, na verdade, fundamental para os dias atuais, inclusive porque eles preconizam o planejamento em ciclos menores, assim como os ajustes constantes”, explica o especialista. 

Pensando nisso, ele separou cinco passos para guiar a jornada rumo ao sucesso. Acompanhe:

1- Defina metas a curto prazo

A programação de curto prazo baseada em resultados é fundamental, na verdade passou da hora de ser adotada. “Um fator presente em muitas organizações é o fato delas ficarem presas no êxito do passado. É preciso aprender a desapegar de algumas coisas responsáveis por trazer a entidade até aqui e não vão levá-la adiante”.

2 - Quebre o monopólio da tomada de decisão

A centralização da gestão ou da tomada de decisões precisa ser coisa do passado. “Isso não engaja e, como consequência, não proporciona às pessoas e aos times o desenvolvimento de seus potenciais adequadamente, não trazendo o máximo dos resultados possíveis. A construção dos OKRs cria uma visão compartilhada daquilo a se alcançar, enquanto estratégia da marca, trazendo de forma clara os aspectos relevantes e motivando mais os colaboradores em torno dessa agenda”.

3 - Diálogo com o time

Na era do conhecimento, isso é fundamental pois a diversidade de ideias enriquece a discussão e gera comprometimento dos times em torno do plano proposto. “Sem dúvida, a hierarquia estará mais presente nas organizações mais antigas ou maiores, mas o processo precisa ser diferente, com uma vertente bottom up, além da tradicional visão top down, trazida pelos altos executivos da organização e/ou os mais experientes”.

4 - Seja um líder de resultados

Há vários pontos a considerar quando se pensa em uma liderança de resultados. “No entanto, eu consigo centrar esse perfil em dois pontos: clareza de direção e suporte ao longo da jornada. A ideia do distanciamento entre líder e liderados servir para manter a autoridade é, na verdade, péssima. Na verdade, vem pelo reconhecimento da atuação de cada um nas áreas do negócio e pela forma com a qual orienta e apoia seus colaboradores na execução das tarefas”.

5- Seja disciplinado

Depois de definir os OKRs, é fundamental colocá-los em prática e manter a disciplina de acompanhamento das metas traçadas. “Sempre teremos desafios em uma organização ou na nossa vida. O sucesso se mantém por meio do foco em perseguir escopos ambiciosos constantemente e melhorar o negócio da mesma maneira”. 

Dessa forma, é importante possuir um sistema capaz de viabilizar os procedimentos. “Entregar o necessário hoje e continuamente se atualizar para garantir relevância no futuro”, finaliza o especialista. 

Como se faz uma carreira de sucesso?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete