Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-sabe-o-que-e-um-ceo

Você sabe o que é um CEO? 

Notícia | 31/12/2021

Rodrigo Barreto

Dentro de uma empresa pode existir uma grande quantidade de cargos. Atualmente, um deles se tornou bastante popular aqui no Brasil: o CEO. Muitas vezes, essa ocupação é confundida com o presidente do conselho administrativo. Essas funções são o objetivo de muitos funcionários e estagiários e serão exercidas por eles no futuro. De extrema importância dentro das organizações, cada figura tem seu papel. Sendo assim, saiba mais sobre o assunto.

O que é o CEO?

O Chief Executive Officer - CEO representa o diretor executivo em português. É a figura com maior autoridade na hierarquia operacional de uma corporação e é responsável pelas estratégias e pela visão da entidade. Já o presidente do conselho é o mais alto representante de um grupo empresarial. Ou seja, está um patamar acima.

De acordo com o presidente da GoNext, Eduardo Valério, há alguns anos apenas companhias de capital aberto com ações na bolsa e sociedades anônimas de capital fechado tinham conselhos de administração. “Passados 20 anos, essa realidade mudou. Contudo, a única intenção é melhorar as práticas de governança e performance do negócio”, explica.

O CEO tem imensa responsabilidade e um papel mais propositivo na estratégia do empreendimento. “Ele deve propor o planejamento. Tem a necessidade de entregar os resultados e elaborar o orçamento.”, destaca Valério. “É primordial haver uma perfeita sintonia entre esses profissionais para alcançar o sucesso”, completa.
Dentre as principais funções desse cargo, destaca-se:

infográfico 1 31-12-21

- Determinar a missão e o propósito da instituição;
- Liderar a cultura organizacional;
- Elaborar a estratégia e os objetivos de longo prazo;
- Tomar decisões corporativas de alto impacto;
- Atuar como a principal ponte entre outros executivos.

Pela necessidade de estar conectado à cultura e ter o espírito do local, é aconselhável preparar alguém desde cedo para essa posição. Essa, inclusive, é uma das vantagens ao se admitir um estagiário. O jovem entra no mercado com vontade de aprender, sem vícios anteriores e é lapidado pelo gestor. Dessa forma, se torna o profissional ideal no futuro.

Como alcançar essa posição?

A ideia de progredir na carreira nos faz pensar em assumir um posto de liderança a partir de certo momento. A busca é legítima. Porém, o primeiro passo é entender o motivo de nos esforçarmos tanto para isso. Pensar somente no salário maior ou no status, apesar de compreensível, não é o melhor parâmetro para sucesso e felicidade.

Ser líder traz uma responsabilidade grande de orientação e de inspiração de um time de pessoas, com o objetivo de conquistar resultados fazendo florescer o melhor de cada membro da equipe. “Não se engane. Não se trata apenas de dar ordens e distribuir tarefas. Isso é, no máximo, ser chefe”, afirma a conselheira Claudia Elisa Soares.

Claudia considera essencial contar com a mentoria de grandes líderes. Para ela, é um passo importante para o crescimento profissional e pessoal. Contudo, alguns aprendizados só acontecem com a experiência própria: observando, estudando, praticando, caindo e levantando. “Algumas vezes, precisamos até contrariar os mentores”, pontua.

Nesse sentido, a especialista cita algumas dicas para quem deseja alcançar essa posição:

infográfico 2 31-12-21

- Desenvolva as qualidades necessárias: é preciso ter as características do posto almejado.

- Seja curioso sempre: o lifelong learning (aprendizado ao longo de toda a vida) é fundamental.

- Invista no autoconhecimento: tenha orgulho das suas virtudes e saiba reconhecer a forma positiva como elas ajudam no seu desempenho

- Corrija os gaps: todo mundo tem algum ponto fraco. Perceba quais atrapalham seu desempenho.

- Seja proativo e vá atrás: sua perseverança será reconhecida em algum momento e lugar.

A conselheira ainda chama a atenção para a importância de curtir a jornada. “Aplique essas dicas com leveza e diversão. Não transforme um processo tão bonito e enriquecedor em um fardo. A vida pode e deve ser leve!”, finaliza.

Portanto, esteja sempre ligado nas tendências do mercado, se capacite e busque o seu lugar. Se está à procura de uma oportunidade de estágio ou aprendizagem, visite o nosso painel de vagas. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete