Com um novo ano chegando, muitos estudantes, estagiários, aprendizes e CLTs renovam os sonhos de estudar no exterior. Agora, com a vacinação em massa e a volta das viagens, muitas pessoas fazem planos para voar e se preparam para um up na carreira. Segundo a Pesquisa Belta 2021, realizada pela Associação das Agências de Intercâmbio, entre os estudantes com esse desejo, 47,9% possuem expectativas para realizar esse plano durante 2022. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você conquistar seu intercâmbio neste próximo ano.

Por que falar inglês?

Existem diversos incentivos para os brasileiros iniciarem um aprendizado em outra nação, como certificados de universidades renomadas. Para alcançar essas oportunidades, é preciso estar atento ao inglês. Conforme o livro “The Ethnologue: languages of the world”, dentre os 6.912 idiomas existentes em todo o globo, adivinha qual é o mais falado?

As chances de ter uma melhor adaptação à nova cultura e de facilitar o processo de ganhar bonificações são maiores quando existe uma certa fluência. Inclusive, a Fundação Behring está oferecendo bolsas de estudo de 100% para Harvard, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Columbia. Para concorrer, é necessário estar cursando o ensino superior, mestrado ou doutorado. Bem como, dominar o dialeto! 

Para Rafaela Forappani, discente de relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente aluna da The Hague University, localizada nos Países Baixos, ele é essencial para conquistar oportunidades. “Ao meu ver, se tornou obrigatório, principalmente para o meu curso. Assim como é requisito para grande parte das vagas atualmente", destaca. 

A CEO (chief executive officer) da Minds Idiomas, Leiza Oliveira, concorda. “É uma chave de ouro para quem deseja abrir portas no decorrer de sua carreira”. Afinal, saber se comunicar com a rainha Elizabeth é alicerce para alcançar as possibilidades nessa era globalizada. Com ele, é possível explorar o mundo e conhecer inúmeras culturas sem dor de cabeça para interagir. 

Ademais, a executiva ressalta sobre a relevância de dar atenção a esse ponto. “Ter um segundo idioma permite ir adiante em suas metas e conseguir passar nos testes de nivelamento”. Para conseguir os certificados é necessário responder a uma prova para comprovar sua proficiência. 

Todavia, o anseio de estudar em outros continentes pode ser realizado e bolsas, como as ofertadas pela Fundação Behring, tornam o processo mais fácil. Além disso, são disponibilizadas para destravar o potencial de talentos nativos para a economia digital e global. Com isso em mente, para te ajudar a conquistar esse espaço, preparamos três dicas essenciais.

Dicas para aprender inglês mais fácil 

  • Pratique com pessoas reais:

Qual a finalidade de uma língua se não for para se comunicar? Para dominá-lo converse com pessoas reais. Existem diversas plataformas on-line, nas quais é possível ter esse contato. Um exemplo é o Omegle, pelo site você consegue selecionar diversas nacionalidades e conversar com usuários diretamente de lá. 

Além disso, pense em quantas vezes ouviu indivíduos dizerem: “só consigo ler em inglês, mas não falar”. Isso é mais um motivo para movimentar as cordas vocais, bem como, é a sua chance de perceber se disse algo errado em alto e bom som.  

  • Faça uma imersão no idioma:

Para Rafaela, esse conselho é crucial. “Prefira filmes legendados e acompanhe músicas internacionais com a letra, esses pontos são realmente eficientes”. Ou seja, faça uma imersão no dialeto e o inclua na sua rotina. Ao torná-lo um hobbie, fica mais fácil aprender e quando você perceber, you are speaking

  • Leia o máximo possível em inglês:

Literatura clássica, jornais, e-mails, matérias de blogs, seu feed nas redes sociais, os rótulos do armário… resumindo: tente ler! Isso promoverá enriquecimento do seu vocabulário, melhorando-o rapidamente, pois você conhecerá as expressões em contextos reais. “Além disso, tem muito material gratuito e disponível on-line”, pontua a discente de relações internacionais.

E agora? Se sente pronto para explorar o mundo depois dessas dicas? Então, acompanhe o blog do Nube para ter acesso a muitas outras recomendações! Além disso, temos diversas vagas, com e sem (por enquanto), o inglês como requisito! Para acessar, basta clicar aqui! Enfim, lembre-se: conte sempre com o Nube para desbravar novas culturas! We believe in you! (Nós acreditamos em você!)

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe