De acordo com pesquisa da Zero Barreiras Psicoterapia On-line, para 67,2% dos psicólogos, a ansiedade atinge mais as mulheres em relação aos homens. Além disso, para a maioria, as casadas sofrem mais com ansiedade ao invés das solteiras ou mesmo mães desacompanhadas. Estagiárias e aprendizes, não estão fora dessa. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Os principais motivos

Dentre os principais motivos elencados pelo público feminino a sobrecarga de tarefas no trabalho está em destaque. Em seguida, vieram respectivamente: desemprego, ganhar pouco, medo de perder a posição, sentimento de inferioridade, insatisfação com chefes ou gestores e falta de tempo para estudar e aprender mais.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas com ansiedade, com quase 19 milhões de indivíduos com a doença. Esses índices, apesar de terem aumentado por conta da pandemia, são muito parecidos com os do período anterior ao surgimento da Covid-19. Isso tende a se intensificar, ainda mais, nesse último período do ano.

Esse distúrbio é desencadeado por vários fatores como a saúde, a preocupação com filhos, cuidados e o bem-estar dos pais, só depois com a própria vitalidade. Outro motivo desencadeador é o relacionamento, quando existe preocupação ou sofrimento com o comportamento do companheiro por violência doméstica, uso excessivo de álcool ou outras substâncias psicoativas, ciúmes ou insegurança, aceitação por questões estéticas e trabalho.

Para lutar contra tudo isso, o mindfulness pode ajudar. “Trata-se do ato de se manter no presente, ou seja, ter foco na atividade em prática. Não é errado pensar no planejamento das festas ou recesso, mas é necessário delimitar um horário para essa organização”, afirma o diretor do Cebrac e especialista em carreiras, Jefferson Vendrametto.

A saúde mental, inclusive, está no topo das prioridades hoje. “A eficácia da meditação da atenção plena tem sido demonstrada em numerosos estudos. Uma prática regular pode trazer mais felicidade, saúde, equilíbrio e gratidão. Nós ajudamos milhões de pessoas em todo o mundo a alcançar a paz interior com centenas de práticas diárias em 12 idiomas”, diz a diretora de conteúdo da Meditopia, Gözde Ertekin.

Planeje 2022 sem ansiedade

Pensando nisso, Vendrametto listou algumas dicas para começar planejar os próximos com calma e sem aflição. Veja:

Comece pelas atividades mais difíceis - inicie com as operações laborais mais intrincadas e após cumpri-las, siga para as rotineiras. Isso dará uma sensação de tranquilidade no dia a dia e quando notar, já cumpriu com as tarefas mais difíceis e o dia fluirá melhor.

Crie um plano de ação para as suas metas - reconheça e liste seus objetivos e o porquê. A principal função das metas é ter um norte, quando o sujeito tem claro seus anseios, se torna mais comprometido com o plano de ação. Afinal, muitas questões precisam ser consideradas incluindo as tarefas a serem realizadas, data de início e fim para cada uma, quais os possíveis caminhos e adversidades do processo e as prioridades. Portanto, estabeleça todos os degraus.

Determine prazos para a vida pessoal e profissional - isso ajuda a organizar o processo e a manter tudo funcionando conforme o planejado, sendo até mais fácil identificar possíveis falhas. O mais importante: sempre tenha as metas pessoais alinhadas aos profissionais.

Se prepare - visualizando seu futuro, analise quais preparações devem ser feitas, qualificações e mudanças de comportamento necessárias. Buscar uma nova posição dentro do mercado de trabalho cada vez mais exigente requer uma boa preparação. O Cebrac - Centro brasileiro de cursos, por exemplo, possui diversas qualificações focadas na jornada laboral.

Compartilhe suas demandas e sonhos - delegue funções para serem executadas em conjunto. Lembrem-se: não precisamos dar conta de tudo sozinhos(a). Mesmo assim, procurar ajuda especializada como terapias podem potencializar seus resultados.

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