Fim de ano vem acompanhado de muitas decisões além das típicas festas: são promoções na empresa, conquista de uma vaga ou mesmo a escolha de uma faculdade. Nessa fase, os jovens, em especial, têm vários caminhos para seguir e a cabeça fica uma loucura. Vaga de estágio ou aprendizagem? Ensino a distância (EAD) ou presencial? Enfim, são numerosos os dilemas.

Top 10 cursos

Sendo assim, o estudo feito pela Quero Educação, elencou os dez cursos superiores mais procurados em todas as modalidades - presencial, semipresencial e EAD. A análise envolveu mais de mil universidades e a amostragem de 700 mil alunos, no período entre outubro e dezembro de 2021.

Na modalidade física, o direito ocupa a primeira posição do ranking, seguido por psicologia, enfermagem e administração, nessa ordem. Nas próximas colocações, a área da saúde mostrou grande poder: fisioterapia, odontologia, nutrição, medicina veterinária e biomedicina. Por fim, a engenharia civil ocupa a décima posição entre os mais pretendidos nesse formato.

Já no semipresencial muitos papéis se invertem. Os cinco primeiros lugares estão com o setor de saúde: enfermagem, biomedicina, fisioterapia, nutrição e farmácia, respectivamente. Finaliza-se o pódio com administração, educação física, engenharia civil, pedagogia, estética e cosmética.

No EAD, a maior demanda é pela administração. Por conseguinte temos: ciências contábeis, pedagogia, educação física, serviço social, engenharia de produção, análise e desenvolvimento de sistemas, gastronomia, gestão de recursos humanos e ciências econômicas, nessa ordem.

A ascensão do formato on-line

Para o chefe de expansão internacional da GetCourse, Alexey Krasnoselskiy, a mudança do ensino para o digital contribuiu bastante com novas movimentações no cenário da educação. “O público em geral tem ido atrás de mais aulas sobre finanças, idiomas, produção de vídeos e podcasts. Entretanto, o destaque é a busca por cursos sobre marketing digital, tecnologia da informação e carreiras. Isso demonstra o interesse dos brasileiros em se aperfeiçoar para conseguir um novo emprego ou mesmo uma promoção em sua área de trabalho”, comenta.

A artesã Neuza Nascimento, de 62 anos, por exemplo, se inscreveu em cursos on-line para profissionalização. Ela fez aulas de marketing digital em 2020. Em 2021, começou a aprender inglês e entrou para a faculdade de Jornalismo - tudo virtualmente. “É muito bom aprender assim, porque você monta o seu horário, estuda quando pode e ainda faz isso em qualquer lugar do mundo”, conta.

Sua principal motivação foi impulsionar as vendas de seus produtos de artesanato. Desde então, ela continuou aprimorando os seus conhecimentos em diferentes frentes de atuação. “Ter aulas no formato digital é liberdade - sem contar o preço, muito mais barato”, complementa.

Pesquise antes de “bater o martelo”

Portanto, para fazer uma boa opção, pesquise. “Com o avanço da tecnologia e do meio digital, algumas aulas estão passando por atualizações e outras estão sendo criadas devido às novas profissões. O mercado de trabalho sempre sofre algumas transformações e a sociedade precisa acompanhá-las”, explica o CEO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), Rogério Silva.

Então, analise os requisitos solicitados, com objetivo de se preparar para ser contratado. Afinal, é importante dominar as atribuições e estar seguro para as atividades. Ademais, mesmo com as incertezas da situação, estabeleça metas e planos de curto, médio e longo prazo. Visualizar sua carreira dará um gás a mais na hora de buscar as mudanças.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo empresarial. Conte com o Nube!

Feliz Natal e Boas Festas!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe