Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mais-de-90-dos-brasileiros-estao-infelizes-no-trabalho

Mais de 90% dos brasileiros estão infelizes no trabalho 

Notícia | 22/12/2021

Rodrigo Barreto

Nos últimos dois anos, todos passaram por dificuldades e mudanças no modo de ver as coisas. Isso se reflete na satisfação com o trabalho. Segundo pesquisa do Survey Monkey, 36,52% dos entrevistados estão infelizes com o emprego e 64,24% gostariam de fazer algo diferente. Sendo assim, uma boa alternativa é buscar uma nova formação e, de quebra, ainda conseguir um estágio na área.

A insatisfação com o emprego

De acordo com estudo da Love Mondays, atualmente Glassdoor, 58% dos funcionários estão insatisfeitos com seu salário, 40% veem problema na forma como seus chefes lideram a equipe e 33% gostariam de diminuir a carga horária. Logo, a tendência é de uma movimentação grande entre os cargos, em busca da felicidade.

Dessa forma, a maioria não está atuando por escolha própria, mas por ter sido a única oportunidade. “Ter prazer no trabalho, ser recompensado por isso e exercer o seu dom parece um sonho distante para a maioria dos colaboradores atualmente”, comenta a fundadora da Bússola Executiva, Patrícia Agopian.

Para ela, os gestores têm papel fundamental nessa situação. “A vida da pessoa é totalmente transformada quando ela é reconhecida pelo seu esforço e dedicação, mas não basta somente isso. Existem profissionais com excelentes entregas, mas com falha na comunicação ou excesso de insegurança. O mundo corporativo é um jogo e você precisa ser estratégico e ter estofo para dar um passo de cada vez na hora certa”, explica.

Nesse meio, tomar a atitude certa é a chave para se destacar e ter sucesso na carreira. A especialista lista quais motivos atrapalham o desenvolvimento:

infográfico 22-12-21-1

1. Focar apenas no conhecimento técnico;

2. Abaixar a cabeça e esperar um dia ser visto e valorizado, em vez de se posicionar de forma executiva e se tornar desejado;

3. Não fazer uso do dialeto correto para tal função;

4. Cair no modelo de tentativa e erro, podendo ficar frustrado ou até mesmo desanimado, duvidando injustamente de seu potencial;

5. Não ter planejamento, compensar com esforço e acabar fadigado.

Essas dicas servem tanto para um integrante com desejo de ser promovido, quanto para um estagiário com o objetivo de ser efetivado. As ações para se destacar são as mesmas e a meta também: trilhar o caminho do sucesso.

Algumas atitudes das empresas


Recentemente, o olhar dos dirigentes em relação ao seu time mudou. Perceberam a necessidade de proporcionar uma boa vivência para todos e, em especial, cuidar da saúde mental. A busca pelo equilíbrio se tornou algo comum nas companhias, pois afeta diretamente no rendimento do negócio.

Conforme levantamento da Singu Empresas, 70% dos entrevistados trocariam de emprego por benefícios melhores. Mais de 55% afirmaram não gostar das vantagens oferecidas pela organização onde estão atualmente. Ou seja, é preciso mudar esse cenário para evitar o turnover.

Existem várias possibilidades, como investir em lazer. Pode ser com uma área de descanso, fliperamas, pebolim e tênis de mesa. Churrascos mensais, partidas de futebol com os colegas, entre outros. Esses momentos de diversão com os companheiros, cria uma relação forte e, consequentemente, um ambiente melhor.

Outra opção é oferecer GymPass, plano odontológico e de saúde, seguro de vida, clube de parcerias com descontos, day off no aniversário e sorteios nas reuniões. Para diminuir o estresse de todos, também pode-se adotar a prática de um dia de relaxamento, com massagem, meditação, salão de beleza e afins. Qualquer demonstração de reconhecimento, criará o sentimento de gratidão no grupo.

Portanto, se previna dessa onda de insatisfação nas organizações e evite a evasão da sua equipe. Valorize sempre seus funcionários, estagiários e aprendizes para continuarem trilhando um belo caminho e fazerem o seu negócio crescer cada vez mais. Se busca fortalecer seu time, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete