Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desvende-o-segredo-do-sucesso-nos-processos-seletivos

Desvende o segredo do sucesso nos processos seletivos 

Notícia | 21/12/2021

Giovanna Cavalli

Nesta época do ano, muitas empresas estão procurando novos candidatos para seu quadro de funcionários e, ao mesmo tempo, diversos indivíduos estão buscando uma nova oportunidade. Assim, uma tendência crescente, a qual deve continuar, é a do processo seletivo remoto. Então, se você quer estagiar ou ser um jovem aprendiz, continue lendo e adquira estas dicas.

Prepare-se!

O processo de recrutamento on-line foi uma ferramenta popularizada nos últimos meses, devido às medidas de distanciamento adotadas pelas empresas. Todavia, o recurso deve permanecer mesmo com o fim da pandemia, pois o formato permite uma conversa entre o selecionador e o aspirante, sem deslocamento e gastos decorrentes a isso, perda de tempo na agenda do gestor, além de possibilitar a participação a nível nacional ou internacional.

Embora seja uma prática, agora, comum, realizá-la exige alguns cuidados. “Implantamos um processo 100% digital e hoje contamos com uma equipe em crescimento de mais de 240% no último ano. Durante esse período, foram realizadas diversas entrevistas virtuais e, por isso, digo: algumas ações simples podem fazer a diferença”, explica a especialista em RH e gerente do time people da fintech Kinvo, Nadi Sterchille.

Pensando nisso, veja as dicas de Sterchille para se sair bem em uma conferência on-line:

infográfico 21-12-21

Use uma conta de e-mail profissional

É importante estar atento a isso, evite endereços eletrônicos como moranguinho77@hotmail.com, pois transmite uma imagem pouco profissional. Além disso, verifique se o nome do usuário está correto para não correr o risco de logar com um perfil errado, afinal, isso pode causar uma má impressão antes mesmo de você se apresentar.

Confira a conexão da Internet

Antes do encontro, verifique como está o sinal da Internet. Se estiver ruim ou tiver oscilações, é preciso tentar resolver o problema ou buscar outro lugar. Nessa hora, vale checar também se o microfone e a câmera também estão funcionando. Caso a rede caia durante a reunião, mantenha a calma e tente outra forma de contato para avisar o recrutador e continuar a chamada mais tarde ou reagendar.

Escolha um local silencioso

Opte por um lugar com boa conexão e seja silencioso ou com menos ruídos e barulhos. Se você mora com outras pessoas, é importante avisá-los, para evitar interrupções. Além disso, vale apostar em um ambiente bem iluminado e com fundo neutro ou espaço organizado. Isso destaca mais você na câmera, evitando sombras. Lembre-se de ter um copo de água por perto, ela ajuda a acalmar.

Coloque o celular no silencioso

Mantenha-se focado apenas na entrevista, para isso, coloque o celular no modo silencioso para evitar toques e notificações. No computador, deixe apenas a aba do encontro aberta e feche todos os aplicativos, pois eles podem desviar a sua atenção.

Atente-se às suas expressões

Uma boa oratória é imprescindível. Para a fonoaudióloga empresarial e autora do livro “Comunicação Assertiva – Aprenda a arte de falar e influenciar”, Debora Brum, se comunicar bem é uma simples questão de treino. Segundo ela, basta conhecer as técnicas e estratégias e exercitar para ser eficaz. “Não é dom, é preparação e prática! A comunicação assertiva nos empodera, com ela conseguimos transmitir credibilidade e confiança, geramos mais conexão com os outros e melhores resultados”, afirma.

Seja você mesmo

Tanto no presencial, quanto on-line, é fundamental preservar sua essência o tempo inteiro. Seja autêntico e verdadeiro. Todo indivíduo tem a posição e empresa ideal, conforme seu perfil, experiência, como pensa e age. É como a expressão “toda panela tem sua tampa”.

O virtual deve ser realizado com o mesmo comprometimento físico. Então, aja da mesma forma. Evite atrasos, como você não terá de se deslocar, seja pontual para demonstrar o seu respeito pelos selecionadores e pela entidade. Pesquise previamente sobre a companhia, o segmento e entenda quem são os principais concorrentes. Assim, você transmitirá interesse pela vaga e ficará por dentro do mercado.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete