Nesta época do ano, muitas empresas estão procurando novos candidatos para seu quadro de funcionários e, ao mesmo tempo, diversos indivíduos estão buscando uma nova oportunidade. Assim, uma tendência crescente, a qual deve continuar, é a do processo seletivo remoto. Então, se você quer estagiar ou ser um jovem aprendiz, continue lendo e adquira estas dicas.

Prepare-se!

O processo de recrutamento on-line foi uma ferramenta popularizada nos últimos meses, devido às medidas de distanciamento adotadas pelas empresas. Todavia, o recurso deve permanecer mesmo com o fim da pandemia, pois o formato permite uma conversa entre o selecionador e o aspirante, sem deslocamento e gastos decorrentes a isso, perda de tempo na agenda do gestor, além de possibilitar a participação a nível nacional ou internacional.

Embora seja uma prática, agora, comum, realizá-la exige alguns cuidados. “Implantamos um processo 100% digital e hoje contamos com uma equipe em crescimento de mais de 240% no último ano. Durante esse período, foram realizadas diversas entrevistas virtuais e, por isso, digo: algumas ações simples podem fazer a diferença”, explica a especialista em RH e gerente do time people da fintech Kinvo, Nadi Sterchille.

Pensando nisso, veja as dicas de Sterchille para se sair bem em uma conferência on-line:

infográfico 21-12-21

Use uma conta de e-mail profissional

É importante estar atento a isso, evite endereços eletrônicos como moranguinho77@hotmail.com, pois transmite uma imagem pouco profissional. Além disso, verifique se o nome do usuário está correto para não correr o risco de logar com um perfil errado, afinal, isso pode causar uma má impressão antes mesmo de você se apresentar.

Confira a conexão da Internet

Antes do encontro, verifique como está o sinal da Internet. Se estiver ruim ou tiver oscilações, é preciso tentar resolver o problema ou buscar outro lugar. Nessa hora, vale checar também se o microfone e a câmera também estão funcionando. Caso a rede caia durante a reunião, mantenha a calma e tente outra forma de contato para avisar o recrutador e continuar a chamada mais tarde ou reagendar.

Escolha um local silencioso

Opte por um lugar com boa conexão e seja silencioso ou com menos ruídos e barulhos. Se você mora com outras pessoas, é importante avisá-los, para evitar interrupções. Além disso, vale apostar em um ambiente bem iluminado e com fundo neutro ou espaço organizado. Isso destaca mais você na câmera, evitando sombras. Lembre-se de ter um copo de água por perto, ela ajuda a acalmar.

Coloque o celular no silencioso

Mantenha-se focado apenas na entrevista, para isso, coloque o celular no modo silencioso para evitar toques e notificações. No computador, deixe apenas a aba do encontro aberta e feche todos os aplicativos, pois eles podem desviar a sua atenção.

Atente-se às suas expressões

Uma boa oratória é imprescindível. Para a fonoaudióloga empresarial e autora do livro “Comunicação Assertiva – Aprenda a arte de falar e influenciar”, Debora Brum, se comunicar bem é uma simples questão de treino. Segundo ela, basta conhecer as técnicas e estratégias e exercitar para ser eficaz. “Não é dom, é preparação e prática! A comunicação assertiva nos empodera, com ela conseguimos transmitir credibilidade e confiança, geramos mais conexão com os outros e melhores resultados”, afirma.

Seja você mesmo

Tanto no presencial, quanto on-line, é fundamental preservar sua essência o tempo inteiro. Seja autêntico e verdadeiro. Todo indivíduo tem a posição e empresa ideal, conforme seu perfil, experiência, como pensa e age. É como a expressão “toda panela tem sua tampa”.

O virtual deve ser realizado com o mesmo comprometimento físico. Então, aja da mesma forma. Evite atrasos, como você não terá de se deslocar, seja pontual para demonstrar o seu respeito pelos selecionadores e pela entidade. Pesquise previamente sobre a companhia, o segmento e entenda quem são os principais concorrentes. Assim, você transmitirá interesse pela vaga e ficará por dentro do mercado.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe