Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
auto-sabotagem-e-um-padrao-inconsciente

Auto sabotagem é um padrão inconsciente 

Notícia | 20/12/2021

Vinícius Lima

Como anda sua autoestima? Você acredita nas suas capacidades? Seja dentro do contexto corporativo ou fora dele, lidar bem com esses quesitos, vencer a insegurança e acreditar na possibilidade de projetos, ideias ou sonhos darem certo é essencial. Isso impacta diretamente na nossa qualidade de vida e pode impulsionar novos resultados, pois evitamos a Síndrome do Impostor. 
           
É preciso quebrar esse padrão

Seja no estágio, aprendizagem ou em outros pontos da carreira, é fundamental se atentar a isso para alcançar posições de prestígio e se tornar referência no seu ramo de atuação. A auto sabotagem é algo comum em momentos estressantes ou emocionantes da vida, afinal, quando se pensa “tudo vai dar errado”, é comum agirmos, mesmo de maneira inconsciente, para essa falha ocorrer. 

A Covid-19, infelizmente, foi um dos motores para impactar a vida das pessoas nesse sentido. Antes da crise sanitária começar, o Nube fez uma pesquisa com 50 mil jovens e perguntou: “como é sua autoestima?”. Mais da metade dos respondentes, 53,6% deles, afirmaram não ter impasses quanto a isso. 

Pandemia impactou negativamente os jovens

Contudo, em um estudo mais recente, foi indagado: “a pandemia mexeu com sua autoconfiança?”. Dos mais de 20 mil participantes, 50,3% afirmaram sentir um impacto por causa do isolamento social. Outros 21% tiveram uma grande piora nesse aspecto, prejudicando o modo de seguir com os desafios da vida. 

O problema é justamente esse. Quando você se sente inferior, em vez de considerar a si como um vencedor, acaba agindo em concordância. “Isso vai afastar oportunidades e aumentar a possibilidade de continuar a se perpetuar o cenário negativo”, explica Madalena Feliciano, hipnoterapeuta.

Hipnose pode ajudar

Na maioria das vezes, nem sequer sabemos quais aspectos estão boicotando nossas crenças. O mais comum é culpar um fator externo pelo resultado ruim. É comum a pessoa sequer lembrar do momento ou situação quando um padrão de pensamento negativo se definiu, por isso, é preciso alcançar o subconsciente para acabar com a auto sabotagem.

Esses arquétipos mentais são originados durante a criação e faz o indivíduo acreditar neles para sempre, ou, até se dar conta da situação para, então, buscar mudá-los. “A hipnose se mostrou o meio mais eficaz de acabar com a auto sabotagem, pois encontra o fator responsável por causá-la e pode redefinir os padrões de pensamento”, afirma.

Não esteja “na média”

Tal mudança pode favorecer quem busca as primeiras experiências no mundo dos negócios. Por enquanto, conforme outro apontamento do Nube, feito com 31,8 mil respondentes, 55,2% dos mais novos se consideram “na média” em relação aos concorrentes a uma vaga no mercado. 

Júlia Mendes já se viu dessa maneira e isso já chegou a prejudicá-la. Hoje, recém-efetivada depois de pouco menos de um ano como estagiária de direito, ela já adotou outra postura. “Passei quase um ano procurando oportunidades, contudo, duvidava muito de mim. Projetei constantemente essa insegurança aos recrutadores”, comenta. 

Depois de perceber esse comportamento, ela se comprometeu a eliminar as dúvidas sobre suas habilidades. “Precisei me esforçar para, de fato, incrementar meu currículo, mas essa foi apenas uma das áreas trabalhadas. Meditei profundamente até entender meus pontos fortes e de melhoria para definir meu diferencial competitivo”, conclui. 

O autoconhecimento é outro recurso indispensável para ter uma mudança de paradigmas. Como demonstrar segurança e confiança?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete