Para quem está em início de trajetória no mundo empresarial, como no caso dos estagiários e jovens aprendizes, um intercâmbio pode ser uma excelente investida. Afinal, expande de maneira considerável a visão do mundo, com um senso maior de responsabilidade, conhecimento e também domínio de outra língua, caso vá para algum lugar onde não se fala português. 

Com o avanço da vacinação da Covid-19 ao redor do mundo, muitas pessoas voltaram a sonhar com a possibilidade de realizar esse sonho. Entretanto, com a alta do dólar e com as dificuldades financeiras enfrentadas atualmente pelos brasileiros, fica mais difícil de se organizar para conquistar esse objetivo.

Planejamento é a chave para conseguir tirar ideias do papel

De acordo com a Universidade do Intercâmbio, o primeiro passo para conseguir realizar esse projeto é entender e estudar o local no qual deseja realizar a experiência. Depois, é importante pesquisar e compreender se o tipo de viagem escolhida atende às suas necessidades. Eles variam de acordo com a carreira, experiência de vida e principalmente, em relação aos custos e despesas. 

Segundo o CEO da instituição, Vinicius Nunes, existem mais de 60 oportunidades de aprendizado pelo mundo e muitas delas são gratuitas, assim, o candidato pode diminuir os custos com mensalidades de faculdades, por exemplo, como também pode conquistar vagas de trabalho a partir dessas novas experiências.

Diversas opções disponíveis 

Apesar disso, no Brasil, existem diversas formas de se planejar para colocar em prática esse escopo. As estratégias podem ajudar, afinal, segundo um levantamento da FGV Social, quase metade dos jovens brasileiros querem sair do país. Logo, cogitar as possibilidades é essencial. 

Marcia Carvalho, estudante de relações públicas, tem esse objetivo. “Quero atuar em uma multinacional e, quando me for apresentada a primeira chance de me mudar para o Canadá ou Estados Unidos, pegarei minhas malas e irei sem olhar para trás”, brinca a universitária em busca de um estágio. 

Empresas como o UP Consórcios, por exemplo, oferecem ao candidato a cota de serviços. De acordo com Lorelay Lopes, head da marca, "aperfeiçoar um idioma, somando a isso a possibilidade de se desenvolver e conhecer novas culturas, torna a vivência uma passagem capaz de agregar muito, não apenas para a vida pessoal, mas, claro, para a carreira”.  

Organização ajuda

A especialista ainda destaca como, se a investida for realizada de maneira organizada, contando com mais tempo para estipular o período a ser passado em outra nação, são  obtidos diversos benefícios. Afinal, “a pessoa tem mais vantagens, especialmente em tempos de crise econômica", explica a executiva.

Para Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro do Kinvo, estabelecer um limite máximo de gastos para guardar o dinheiro com esse foco é fundamental. O especialista aconselha a dividir o orçamento pelo número de meses até a data da viagem e ir guardando o montante. "O ideal é aplicar o valor no Tesouro Selic ou em um título de renda fixa, sempre com vencimento para antes da excursão, dessa forma, é possível diminuir os riscos para o investidor”. 

Outra dica valiosa

Outra dica é comprar a moeda estrangeira aos poucos ou colocar uma quantia de dinheiro em fundos cambiais atrelados ao destino. Essa pode ser uma ótima estratégia para fugir da desvalorização do real e garantir ao estudante o suficiente para se manter durante todo o período ou até conseguir um emprego", explica Assad.

Por fim, Nunes, CEO da Universidade do Intercâmbio, reforça a importância de estar com a documentação em dia. “Apesar de todas as possibilidades de custear esse programa, é vital se adequar, assim como o país almejado deve estar aberto para receber estrangeiros”, conclui.

Por que fazer intercâmbio?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe