Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
10-dicas-para-entrevistas-em-ingles

10 dicas para entrevistas em inglês 

Notícia | 13/12/2021

Vinícius Lima

Não adianta fugir: o inglês é o idioma das relações de negócios em todo o mundo e se você deseja crescer na carreira e conquistar boas vagas, precisa ser fluente. A chegada da pandemia criou um cenário de novas oportunidades e expandiu os horizontes de muitos profissionais, mas, ao mesmo tempo, passou a exigir candidatos cada vez mais capacitados, inclusive nesse aspecto. 

Por isso, a diretora pedagógica da GLED International Education, Vanessa Gumiero, separou dez dicas para te ajudar na hora de ser entrevistado.

 

infográfico 14-12-21

  1. Fale pausadamente

 Um erro muito comum cometido pelas pessoas quando querem se sair bem é tentar falar muito rápido. “É importante o entrevistador compreender bem o candidato e, para tanto, se expressar pausadamente, escolher bem as palavras e prestar atenção à pronúncia são atitudes fundamentais”. 

  1. Diga o suficiente para ser avaliado

O quanto você se abre é essencial em uma seleção. O recrutador precisa avaliar o seu domínio e o seu perfil. Então, evite responder apenas com “yes” ou “no”, complete as colocações, mostrando suas aptidões e pontos positivos. “Cuidado ao estender muito o assunto e acabar apontando coisas desnecessárias e até fora de contexto”. 

  1. Deixe o selecionador propor os assuntos 

Mesmo estando ali para ser conhecido e avaliado, lembre-se sempre de como os assuntos interessantes para o processo devem partir do entrevistador. “Somente ele sabe os aspectos importantes para a empresa e para o cargo ao qual você está concorrendo uma vaga”. 

  1. Evite textos decorados 

Muita gente se prepara para esse tipo de avaliação memorizando as possíveis respostas. “Decorar sempre é perigoso, pois o nervosismo pode te causar ‘aquele branco’ e fazer você travar. Nem tenha uma colinha em mãos, caso a conversa seja on-line. Entenda o assunto, reflita sobre o seu perfil e responda naturalmente. Esse é o melhor caminho”.   

  1. Atenção aos vícios de linguagem 

Como pedagoga, lidando todos os dias com a educação internacional, a especialista afirma ter propriedade para dizer como as gírias e vícios de linguagem muito populares não causam uma boa impressão. "Afinal, você está sendo escolhido para representar uma organização e se a sua forma de se expressar não for adequada, não será aprovado”.  

  1. Leia notícias 

Uma das melhores maneiras de se preparar para conversar profissionalmente em inglês é ler notícias. “Isso porque a linguagem usada nessas publicações é um pouco mais formal em relação à falada. Como a notícia precisa ser compreendida pela grande maioria do público, tanto os cultos como os mais populares, ela não chega a ser rebuscada e difícil”.  

  1. Trabalhe seu vocabulário de negócios 

Cada área de atuação tem um vocabulário específico com expressões e termos únicos do setor. Conhecer o significado de cada uma delas é muito importante diante desse momento. “Por isso, sempre tire um tempo para enriquecer seu repertório procurando por palavras novas, suas origens e significados. Palavras simples podem fazer grande diferença na hora da contratação! 

  1. Utilize tempos verbais adequados 

Assim como no português, os tempos verbais indicam se a ação está no passado, no presente ou no futuro, se já aconteceu há muito ou se acabou de ocorrer. “Trocar esses períodos pode ser um desastre na hora de conversar com o avaliador e te impedir de conquistar a colocação. Então, se você tem dúvidas, estude mais”. 

  1. Saiba a definição correta do seu nível de conhecimento 

Um erro muito comum na hora de se candidatar para uma posição é afirmar possuir um nível de conhecimento além da realidade. “Então, é sempre bom procurar uma escola e fazer um teste de nivelação. Isso vai te mostrar o quanto precisa evoluir e como pode definir seu domínio nas próximas seleções”. 

  1. Peça para o entrevistador repetir a pergunta

Caso algum questionamento não tenha sido bem compreendido, não é vergonha pedir ao entrevistador para repeti-lo. “Até mesmo no português, em algumas ocasiões, precisamos solicitar para a pessoa retomar a fala. Portanto, não fique constrangido, caso isso aconteça”.

Laura Siqueira, estudante de administração, pode usar bem essas orientações da especialista. Isso porque ela almeja entrar em uma companhia multinacional, seja como estagiária ou mesmo depois de se formar. “Sempre imaginei alçar voos nesse sentido e, desde quando coloquei isso como meta, não meço esforços para atingir a fluência”, compartilha. 

Porque os jovens penam para ter fluência no inglês?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete