Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-urgencia-do-ingles-ontem-hoje-e-amanha

A urgência do inglês ontem, hoje e amanhã! 

Notícia | 10/12/2021

Giovanna Cavalli

O estrangeirismo tem sido incorporado cada vez mais no contexto brasileiro e, principalmente, no mundo empresarial. São inúmeros termos em conversas, reuniões, negociações e correios-eletrônicos no dia a dia de um ambiente institucional. Contudo, o desafio de dominar o inglês ainda aflige muitas pessoas.

Disparidade x necessidade

Seja para alcançar oportunidades em empresas de fora do Brasil ou para conquistar aquela vaga tão sonhada em uma companhia nacional, a língua inglesa se faz cada dia mais necessária. Com mais de 1,268 bilhão de falantes, o idioma é o mais falado do mundo e é fundamental para garantir uma comunicação eficaz entre indivíduos de nacionalidades diferentes.

“Aprender a falar essa segunda linguagem se torna cada vez mais fundamental em um mundo globalizado e conectado, no qual as interações se expandem nas redes sociais e o home office permite a atuação em companhias internacionais sem sair do país natal”, diz o gerente acadêmico sênior da Cultura Inglesa, Marcelo Dalpino.

Todavia, essa é uma situação conflitante, pois 91% das entidades brasileiras exigem algum nível de conhecimento desse linguajar de seus funcionários. Por outro lado, apenas 5% da população do país fala uma língua e menos de 3% é fluente, segundo pesquisa da Hays de 2019. Ao olharmos para grupos minoritários, a situação ainda é pior. De acordo com o Empreenda Afro, apenas 43% da sua base de dados tinham esse domínio, sendo a maioria só noções básicas.

Pensando nisso, o country manager para o Brasil na Deel, Cristiano Soares, elencou recomendações sobre o assunto. Veja:

Séries, filmes e músicas

Sabe aquela série ou filme queridinho? Troque a legenda em português por inglês. Esta é uma maneira fácil e eficaz de treinar o “listening”. “Aposte também em playlists com as suas músicas favoritas e busque as letras para cantar junto e aprender”, afirma o country manager.

Celular em inglês

As pessoas costumam acessar o celular diversas vezes ao dia e por isso, manter toda a configuração do aparelho com o vocábulo desejado auxilia bastante na aquisição de novas palavras e expressões. “Quanto mais em contato você estiver com os jargões, melhor”, pontua o executivo.

Leitura

Sabe quando aquela palavra importante parece sumir na hora de transmitir uma mensagem? A maneira de ampliar o portfólio linguístico é ler. “Opte por livros relacionados ao cotidiano do seu ambiente profissional. Não é necessário ser complexo e sim de fácil compreensão”, comenta Soares.

Fale sozinho

Para o gestor, conversar sozinho pode ser uma ferramenta excelente para treinar o “speaking”. Afinal, quanto maior a tentativa, mais simples será de dialogar, quando preciso. Além disso, é uma forma de melhorar a confiança e habilidades de comunicação.

Escreva

Procure começar aos poucos a colocar ideias ou pensamentos no papel usando outro dialeto. Dessa forma, é possível impulsionar o raciocínio para pensar e escrever de maneira correta. “Digite e-mails, redija um texto sobre um tema relevante ou simplesmente tente traduzir um conteúdo pronto”, finaliza o country manager.

Cursos

Para quem tem a oportunidade de fazer cursos, essa é uma chance de outro. “A Cultura Inglesa desenvolveu uma opção de aulas ágeis e assertivas, as quais permitem, dentro de um curto período, aprimorar a produção e compreensão escrita e oral para aplicação imediata nas interações pessoais e profissionais”, orienta Dalpino.

Por isso, antes ou depois da inserção laboral essa é uma preocupação importante, tanto a nível de educação governamental, quanto por parte das indústrias e entidades. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe