Estar preparado para as constantes mudanças do mercado de trabalho é fundamental para se destacar em um cenário de extrema competitividade, como no setor de tecnologia. Muito além de saber como programar e usar as ferramentas técnicas necessárias, é imprescindível entender o quanto as empresas buscam, cada vez mais, por pessoas criativas, capazes de tomar decisões rápidas e com "senso de dono".

Marcela Azambuja, head de pessoas da Let’s Code, destaca como essas são algumas das chamadas soft skills responsáveis por causar um grande impacto e representar um enorme diferencial na hora do processo seletivo. Veja como aprimorá-las:

  • Tenha uma boa comunicação

Se comunicar bem é essencial para se desenvolver na carreira. Esse elemento é um dos pilares fundamentais para aprimorar outras habilidades em diversos mercados, como também nas áreas ligadas à tecnologia. "Além de evitar possíveis problemas de convivência, a comunicação clara também evita a obrigação de refazer trabalhos por falhas de interpretação e isso economiza muito tempo. Agilidade em tech é tudo", ressalta Marcela. 

Saber quando e como falar, ouvir e questionar também são elementos muito buscados na personalidade de pessoas na liderança e gerência dos negócios. Além disso, a capacidade de conversação é a base para construir um bom networking. Também é bom ser transparente e claro, não só para os candidatos, mas também para os gestores. "Esse diálogo feito de forma assertiva gera algo bastante positivo: a cultura de feedbacks", explica.

Para Lucas Silva, estudante de administração, esse fator é indispensável em qualquer contexto e mercado de atuação. “Eu estudei direito por dois anos e estagiei na área. Hoje, na gestão de empresas, vejo a relevância de saber se expressar e interpretar assertivamente as mensagens”, conta. 

  • Seja adaptável e resiliente

Como os avanços tecnológicos acontecem de forma muito rápida, as marcas precisam contar com quem tem adaptabilidade e resiliência. Um líder necessita de equipes formadas por funcionários de mente aberta, para mudar a direção dos projetos rapidamente, assumir responsabilidades e adotar novos comportamentos, enxergando oportunidades mesmo no cenário adverso.

Segundo Marcela, é crucial contar com pessoas com maior flexibilidade e agilidade de pensamentos porque isso permite a implementação de ideias. É comum profissionais como esses se arriscarem mais e errarem mais. O fator responsável por diferenciá-los é a forma e o tempo para reparar e trazer uma solução ao problema. "Esse indivíduo não se dá por vencido logo quando encontra alguns obstáculos e frustrações ao longo do caminho", diz.

  • Desenvolva um bom pensamento crítico

Essa soft skill diz respeito a fazer a aprendizagem deixar de ser apenas um processo passivo de assimilação de informações e passar a ser feita de forma ativa. Isso significa ser capaz de colocar em prática as ideias e saber quando concordar ou discordar. "Nos programas desenvolvidos pela Let’s Code, procuramos criar um ambiente aberto e bastante diverso no qual o aluno possa se sentir livre para levantar um questionamento coerente para a situação apresentada em aula. Pessoas com o pensamento crítico conseguem analisar e resolver impasses sistematicamente, unindo raciocínio lógico e intuição", explica Marcela. 

Deve-se conquistar a habilidade de aprender e, com isso, ganhar autonomia. Para isso, é primordial questionar os porquês das informações apresentadas. "É interessante perceber como esses perfis processam pensamentos lógicos e até compreendem novos conceitos sem depender de qualquer experiência de aprendizado tida anteriormente", comenta.

  • Aprimore sua gestão de tempo

Um dos fatores mais valiosos e escassos hoje é o tempo. Identificar quais projetos e tarefas são mais rápidos de concluir é uma habilidade muito desejada. Ter em mente as demandas prioritárias e entregá-las dentro do prazo dá mais chances de crescimento dentro da organização, além de gerar maior agilidade na hora de trabalhar ou estagiar. Outro ponto é saber como equilibrar a realidade profissional e a pessoal. Esse aspecto é essencial para uma boa qualidade de vida e, consequentemente, também auxilia a entregar melhores resultados. Não basta apenas otimizar a rotina e fazer tudo "correndo", é necessário fazer escolhas e saber priorizar sem perder as entregas.

Por fim, a especialista reforça como o setor de tecnologia é um dos com maior crescimento no Brasil e no mundo. “A cada dia são criadas diversas oportunidades de atuação e, infelizmente, ainda temos uma formação acadêmica ultrapassada nas universidades. Por isso, além de formar indivíduos capacitados para as demandas do mercado, nós também criamos um modelo educacional para proporcionar o desenvolvimento de habilidades interpessoais", finaliza Marcela.

Soft skills: por que se atentar a elas?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe