Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
os-desafios-da-escolha-de-carreira

Os desafios da escolha de carreira 

Notícia | 06/12/2021

Rodrigo Barreto

Escolher qual carreira seguir é um grande desafio. A necessidade dessa decisão logo após a saída do ensino médio faz muitos jovens seguirem um caminho errado, devido à falta de maturidade ou de conhecimento do mundo. No Enem de 2019, antes da pandemia, 61,7% dos inscritos na prova tinham menos de 20 anos de idade. Tudo isso sem possuir nenhuma convivência com o conteúdo prático da futura profissão.

Os erros mais comuns

O cotidiano corporativo e assuntos relevantes para a vida adulta são pouco debatidos nas escolas. Com isso, os adolescentes não conseguem criar uma perspectiva para o resto da vida e acabam tomando rumos errados. “É preciso mostrar o mercado de trabalho para os alunos relacionarem a teoria em sala de aula à prática no dia a dia empresarial. Assim, eles irão se envolver e entender mais suas vocações e habilidades”, explica o CEO da Seren, Leonardo Libman.

Muitas pessoas escolhem um curso na faculdade com o qual não se identificam por diversos motivos, como a remuneração, pressão dos pais ou por falta de conhecimento. Dessa forma, o estágio é muito importante para demonstrar ao estudante como será sua rotina nos próximos anos, as tarefas realizadas, o ritmo a seguir e o perfil dos colegas.

"Além de levar a discussão para os colégios, deveriam inserir as experiências vocacionais na rotina dos discentes. Assim, se sentiriam responsáveis pelos próprios futuros e conheceriam as profissões. Os familiares também precisam fazer parte. O conselho dos mais velhos é fundamental, mas eles não devem forçar nada”, complementa Libman.

A transição de carreira

É normal um trabalhador se decepcionar ou perceber não estar no lugar desejado após um tempo no emprego. Nesse sentido, essa situação se ampliou na pandemia. Muitos passaram a dar valor em outros aspectos, terem novos sonhos e preferências. A busca pela felicidade cresceu e agora a maioria preza pelo bem-estar.

“A vida é curta e passar por ela sem fazer a diferença é um desperdício. Certamente, você pode ajudar alguém ou contribuir em melhorias e inovações para impactar positivamente a sociedade. Por isso, se essa não é a realidade onde você está atualmente, é porque precisa mudar”, comenta o sócio da Messem Investimentos, Willian Kahler.

Entretanto, é necessário pensar bem antes de mudar totalmente o seu caminho. Refletir se a insatisfação é por conta da área escolhida ou apenas da corporação onde atua. Caso realmente siga outra rota, tenha a certeza de ser a coisa certa a se fazer. “As novas gerações são cada vez mais imediatistas e, muitas vezes, precisamos de paciência. Contudo, se você não vislumbra um próximo passo dentro da companhia, algo realmente está errado”, finaliza Kahler.

Nesse sentido, veja algumas dicas de livros sobre carreira para te ajudar na escolha, transição e a ter sucesso.

Dedique-se de Coração - Howard Schultz: Howard Schultz é o fundador da rede Starbucks e atual presidente emérito da mesma empresa. Segundo a Forbes, está entre as trinta pessoas mais ricas dos Estados Unidos. O livro conta como uma companhia pode ser construída de maneira diferente, funcionar com o coração, nutrir a alma e ainda dar lucros. Perfeito para pessoas com ambições.

Carreiras Exponenciais: Torne-se o protagonista da sua própria jornada profissional e multiplique suas oportunidades na Era digital - Eberson Terra: a pandemia alterou para sempre o mundo corporativo, desafiando ainda mais quem busca ser protagonista da própria jornada. A leitura de Carreiras Exponenciais ajuda muito a, de forma prática, repensar, mapear e planejar cada passo. Apresenta uma nova forma de enxergar e desenvolver habilidades fundamentais para quem busca ascensão.

Comece por Você: adapte-se ao futuro, invista em você e transforme a sua carreira - Ben Casnocha: a concorrência por vagas é acirrada em nível global. O pacto colaborador-empregador chegou ao fim e a estabilidade é coisa do passado. Não está fácil pra ninguém. Boa opção para quem pretende se posicionar melhor em relação à concorrência. Aqui, o cofundador e presidente do LinkedIn, Reid Hoffman, mostra como acelerar o ritmo.

Como Elaborar um Plano de Carreira para ser um Profissional Bem-Sucedido - Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira: um convite para sair do campo das ideias e, por meio de uma metodologia prática, elaborada pelo autor, executar seus planejamentos. São dicas preciosas para quem não se contenta com pouco. Te auxiliará a acabar com a insegurança e incerteza, tornando-se destaque de sua própria história.

Portanto, pense bem na hora de decidir o seu destino, pesquise, leia e conheça a fundo cada detalhe. Dessa forma, você terá muito sucesso. Caso esteja em busca de uma oportunidade de estágio ou aprendizagem, visite o nosso painel de vagas. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete