Uma das maiores preocupações das organizações, para 2021, está na retenção de talentos. Conforme o Guia Salarial 2022, produzido pela Robert Half, ao consultar 300 executivos sobre suas expectativas para o ano seguinte, 48% relataram um turnover maior em comparação com o período pré pandemico. Ademais, 68% afirmaram: encontrar bons profissionais será ainda mais desafiador. Portanto, entender e investir na experiência do colaborador pode ser um diferencial para o progresso do seu negócio. 

As métricas comprovam um turnover cada vez mais latente 

A percepção dos entrevistados tem fundamento, dado a comprovação advinda da 12ª edição do Índice de Confiança, no qual 41% dos profissionais declararam estarem motivados a buscar novas oportunidades. Embora essa troca de funcionários seja algo comum no mercado, um alto índice representa, em sua maioria, a insatisfação com as operações internas da companhia. 

Esse é o caso de João Paulo Gomes, hoje ele é editor de vídeos no canal Max Dicas, porém, já atuou em outro estabelecimento de Caratinga (MG). “No último lugar onde trabalhei, havia muita rotatividade, devido às péssimas condições oferecidas, principalmente, pagamento”, conta Gomes. 

Ademais, dentre os principais motivos para a alternar seu ofício, o estudo comprova: a baixa remuneração, a falta de reconhecimento, desmotivação e a desconfiança em relação ao futuro da companhia. Logo, o cooperador se vê cercado de incerteza e não encontra um vínculo sólido para permanecer nesse escritório, por exemplo. 

Como incidir sobre esse problema? 

Para diminuir essa taxa de rotatividade, muitas corporações estão aderindo a um conjunto de ações para atração e manutenção do seu staff, o employer branding. Essa iniciativa consiste em fortalecer a reputação da marca com foco em quem desempenha suas funções. Isso é, transformar a imagem da empregadora evidenciando os pontos atrativos, como um ambiente tranquilo para ocupar-se. 

Um dos objetivos é estimular a permanência de quem já está no time, assim como incentivar novos ingressantes. Contudo, o principal intuito é colocar o integrante em primeiro lugar, aplicando em sua qualidade de vida. Para Gomes, essa atitude é essencial, “a empresa deve investir em boas práticas”, ressalta. 

A Pontomais, startup em gestão de ponto on-line, prega esses valores e traz diversas resoluções vantajosas. Eles também oferecem soluções para desburocratizar operações e facilitar o cotidiano administrativo. 

Ainda, há práticas como a do Conecta - momento de descompressão durante o expediente, incentivando conversas sobre qualquer assunto, exceto demandas - resultando em melhorias dos proveitos e gratificações. Com isso, de dezembro de 2020 até agosto deste ano, a equipe praticamente dobrou e a entidade foi considerada a 12º melhor empresa de médio porte para se trabalhar no Paraná, pelo Great Place to Work.

A gerente de RH da Pontomais, Silvana Fernandes, reafirma a necessidade dessa prontidão. “Investir em desenvolvimento pessoal e profissional traz resultados contínuos. Além disso, criamos uma conexão emocional, valorizando o respeito e o orgulho em pertencer e construindo uma equipe satisfeita em seu local de trabalho”, pontua ela. Essas são apenas algumas sugestões de como implementar essa iniciativa na sua companhia. O fundador da Fortes Tecnologia, José Carlos Fortes, também elenca algumas dicas relevantes, sem onerar seu orçamento:

Dicas para valorizar o colaborador

- Invista em cursos a distância:

Tendo em vista a ausência de deslocamento, aluguel de espaços e preparação de materiais específicos, “trata-se de um método muito mais barato”, salienta Fortes. Ainda, permite o gerenciamento do tempo por parte do aluno, bem como um aprendizado de qualidade. 

- Utilize o mentoring:

Esse método de treinamento se torna gradualmente mais conhecido. “É um programa para designar mentores, com experiência, a transmitir seus conhecimentos aos funcionários mais novos”, completa o fundador. Como envolve seu próprio time, o custo é baixíssimo. 


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