Ao entrar na faculdade, muitos educandos já começam a se preocupar com o momento do estágio, afinal, ele é essencial para uma formação plena. Engana-se quem pensa na suficiência do curso para se tornar um profissional completo, pois essa iniciativa proporciona o aprendizado empírico indispensável, sendo a melhor maneira de unir a teoria com a prática. Contudo, você sabe porque ele é um diferencial para a sua carreira?

Segundo estatísticas colhidas pelo Inep/MEC e expostas pela Abres - Associação Brasileira de Estágios, atualmente existem 17,4 milhões de possíveis estagiários, porém, apenas 5,7% conseguem estagiar. Entretanto, a boa notícia é um aumento significativo na oferta de novas vagas. Por isso, entender os motivos pelos quais você deve sair em busca desse proveito, é essencial para, de fato, alcançar uma colocação. 

O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho

Por intermédio do ato educativo supervisionado, os alunos possuem o primeiro contato com o mundo corporativo, já dentro da área escolhida. Para a estagiária e discente de jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alícia Maria de Lanna Souza, ele é “muito importante, porque além de ser uma oportunidade para os estudantes sentirem o mercado de trabalho e praticarem a profissão, também aprendemos muito com pessoas mais experientes.”

Essa primeira vivência costuma ser extremamente marcante para o jovem, incidindo em sua concepção sobre a atuação de sua preferência e se realmente optará por segui-la. Além disso, o programa não requisita a famosa experiência, tão procurada pela maioria das funções. Muito pelo contrário, te proporciona conhecimento, para você já chegar nas seletivas com uma bagagem. 

O conselho é buscar essa chance desde o princípio da graduação. Conforme a selecionadora do Nube, Beatriz Menezes, “quanto antes começar, mais conhecimentos poderão ser agregados à sua ocupação”. Isso porque ao lidar com as situações adversas do seu cargo no escritório, você integra novos fundamentos e expande sua visão, contribuindo diretamente para a resolução de problemas. Logo, quanto mais traquejo, melhor é para seu desenvolvimento. 

O estágio alia teoria e prática

Aprender conceitos é fundamental para entender detalhadamente como determinadas circunstâncias se desenvolvem e funcionam. Contudo, ficar só na hipótese pode te defasar em relação à técnica, também conhecida como mão na massa. O mundo está em constante transformação, gradativamente mais dinâmico, misturando as inovações com os princípios clássicos. Logo, é imprescindível dominar ambas as partes, tanto os fundamentos quanto a aplicação. Nesse ponto, o estágio é seu aliado, pois promove know-how em todos os aspectos. 

Dessa forma, você consegue ir além do proposto. Embora na sala de aula você realize seminários e atividades recorrentes na sua carreira, simulando procedimentos reais, o curso dificilmente será suficiente para você efetivamente conhecer o dia a dia. Ao enfrentar obstáculos do cotidiano no trabalho, é possível aplicar as instruções de forma colaborativa e interdisciplinar.

Dicas para conseguir um estágio

Agora você já entendeu a relevância do programa para seu desenvolvimento, logo, é hora de iniciar sua busca. Pensando em mudar o cenário exposto pelas estatísticas da Abres, separamos algumas dicas para turbinar o seu currículo (CV) e facilitar essa trajetória. 

  1. Fique ligado!

“Esteja atento nos grupos de divulgação de vagas do curso e nas redes sociais das instituições nas quais você tem interesse”, recomenda Alícia. Nada cai do céu, então é crucial estar conectado aos canais onde elas são compartilhadas para não perder nenhuma chance. 

  1. Invista no networking

A indicação é um método certeiro de contratação, tendo em vista sua precedência já benéfica diante da companhia, pois apresenta seus traços fortes antes mesmo de você se identificar. Por isso, é essencial estar de olho nos especialistas do seu nicho. “Sempre trabalhe na construção de boas relações com as pessoas”, afirma a graduanda. 

  1. Monte um currículo atrativo! 

O CV é sua carta de apresentação, por isso, é indispensável um documento de qualidade, desde o layout até seu conteúdo. “Coloque todas as informações sobre sua formação, atividades extracurriculares e demais realizações”, ressalta Beatriz. 


Portanto, compartilhamos dicas e sugestões para te aproximar do sucesso, desde o início da sua graduação. Ademais, temos cursos gratuitos com certificado de horas complementares, para alavancar seus conhecimentos e ainda ajudar na hora de formar, basta clicar aqui para ter acesso. Vale ressaltar: o Nube é seu aliado em toda a sua jornada profissional! Conte conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe