Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
planejamento-de-carreira-em-quatro-passos

Planejamento de carreira em quatro passos 

Notícia | 30/11/2021

Vinícius Lima

O que é ter sucesso para você? Embora essa seja uma resposta muito pessoal e cada indivíduo possua uma concepção diferente para atingir o êxito, certamente algumas ações podem ser tomadas em todos os casos para ajudar na trajetória de desenvolvimento. Assim, veja as dicas!

Inforgráfico-Planejamento-de-carreira-em-quatro-passos

Analise os cenários

Planejar quais passos serão dados, caminhos a seguir e pontos a se observar é uma tarefa essencial para conseguir se destacar. Isso porque só é possível se preparar para o futuro utilizando estratégias como essa. “Nós estamos vivendo um momento muito instável e, então, minha primeira sugestão é ponderar os cenários interno e externo”, orienta Marcela Brito, mentora de carreiras e marcas pessoais globais. 

Uma ferramenta comumente utilizada por ela é a análise Swot - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças - para propiciar a avaliação das possibilidades no mercado de trabalho cada vez mais instável. “Nessa avaliação são considerados alguns fatores como, por exemplo, o quanto as decisões e as interferências econômicas, políticas e sociais vão influenciar no desenvolvimento das suas chances de crescimento na carreira”, explica.

Ter essa consciência favorece, inclusive, o autoconhecimento. Esse fator favorece muito a caminhada de muitos profissionais. No estágio de Daniela Moreira, em psicologia, é indispensável. “Se eu não sei quem sou, não consigo pensar nem no passado, muito menos no futuro”, comenta. 

  • Dedique-se semanalmente

 

Assim, é preciso aprender a aprimorar autonomia e independência para traçar escopos pensando realmente no bem-estar e nos benefícios conquistados a médio e longo prazo. “O primeiro passo é dedicar um tempo semanalmente, porque ele é necessário para focar em tarefas importantes, como desenvolver competências técnicas ou emocionais”, explica Marcela. 

No entanto, também é fundamental fortalecer potencialidades, a fim de amplificar o crescimento e conquistar destaque na empresa ou no mundo dos negócios. Inclusive, é essencial “apresentar qualificações para as pessoas perceberem melhor quem somos, atribuindo a nós o devido valor”, complementa a especialista. Um exemplo citado por Marcela é aprender um idioma ou um software necessário no seu dia a dia. Por fim, faça um mapeamento sobre características para utilizar em seu favor e os pontos de melhoria.

  • Utilize os conceitos no seu cotidiano

 

O segundo passo é trazer todas essas aplicações para o seu cotidiano, ou seja, transformar essas forças ou fragilidades em tarefas práticas para dentro da sua rotina, a fim de conseguir aplicar efetivamente essas mudanças. Ela cita a leitura de um livro como uma boa estratégia. Além disso, “atividades físicas, até a escrita - pois algumas pessoas editam blog ou desenvolvem conteúdos e até participam de clubes de leitura on-line. Coloque intenção e energia naquilo importante para o seu crescimento”. 

  • Use o 5W2H

 

Para o terceiro passo precisamos pensar de uma maneira mais ampla por meio de várias estratégias utilizadas para gerar resultados. “Na mentoria, já apliquei o 5W2H, as perguntas norteadoras “what?”, ‘when?”, “who?”, “where?”, “why?”, “how?” e “how much?”. Em português: “o que?”, “quando?”, “quem?”, “onde?”, “por que?”, “como?” e “quanto?” para apoiar a estruturação do seu trabalho. 

Além dessa, outra metodologia para planejar presente e futuro é o modelo das Metas Smart, o qual se baseia no detalhamento de um objetivo a fim de torná-lo específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. “Essa técnica auxilia a desenhar um escopo funcional, prático e monitorável”. 

  • Escolha um hábito

 

O quarto passo é a escolha de um hábito para você fazer uma transição efetiva na sua vida. “Pode ser dormir ou acordar mais cedo, fazer meditação, uma atividade física, beber mais água, realizar leituras diárias, enfim, você precisa definir um costume para mudar por ordem de prioridade e benefícios possíveis para sua vida. A ideia é não querer iniciar uma modificação radical de rotina”. 

Seu corpo e mente precisam ser reprogramados para uma nova realidade e isso só vai acontecer com paciência, disciplina e consistência. “Permanecer firme em seus objetivos faz parte do plano de fazer dar certo. Esses são os quatro passos básicos para quem deseja uma carreira de sucesso, respeitando seu tempo e seus limites”, conclui a especialista. 

Como será o futuro do mercado de trabalho?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete