Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-autoconhecimento-e-o-primeiro-passo-para-o-mercado

O autoconhecimento é o primeiro passo para o mercado 

Notícia | 30/11/2021

Giovanna Cavalli

Certamente, em algum momento da sua vida, seus pais vieram te questionar algo e você respondeu “já, sei”. Atualmente, isso continua acontecendo em outras proporções. Como? Muita gente sabe muito sobre todos os assuntos, como economia, administração, engenharia, matemática, mas são desentendidos quando a questão é conhecer a si mesmo. Já pensou nisso?

A falta dessa destreza pode te tornar uma “bomba”

A obsessão de saber de tudo, mas ao mesmo tempo não compreender nada é um grande problema. “Tenho visto pessoas estudando manuais para dominar o desempenho de máquinas e não compreendem como eles próprios funcionam”, diz o filósofo clínico, Beto Colombo. Isso acontece, inclusive, no mundo corporativo.

Para o terapeuta e assessor de autoconhecimento, João Gonsalves, a autocobrança pelo trabalho insuperável é muito comum. “Porém, essa realidade deve ser alterada o quanto antes porque além de não haver produtividade em outras atividades, pode gerar uma variedade de transtornos mentais em quem se cobra demais”, explica.

Nesse sentido, se não houver cuidado, o profissional pode “estourar” e se desentender com algum colega ou mesmo, não render o necessário para a companhia. Afinal, a identidade de uma pessoa é afirmada pela imagem transmitida por ela e, ao contrário da crença de muitos, só roupas não compõem uma personalidade.

Cuide de si!

A individualidade de cada um é vista na postura, atitudes, jeito de falar, comportamento e muitas outras características. Assim, para manter sempre uma boa imagem no ambiente pessoal e laboral, é preciso ter uma conduta apropriada. Para a gestora de carreira e master coach internacional, Madalena Feliciano, a aparência externa é um fator significativo, todavia, outros pontos também são de muita valia.

“Especializações, certificados, escrita, retórica e o porte de um indivíduo transmitem características importantes”, comenta a gestora. Por isso, investir em cursos, qualificações e ferramentas de aprendizagem pode ser uma alternativa para se destacar no mercado. Além disso, ela ressalta: “para se construir uma apresentação positiva, é preciso autoconhecimento para entender os pontos fortes e fracos e, assim, ter equilíbrio entre vida particular e corporativa”, complementa.

Nesse contexto, existem locais preparados para oferecer um apoio profissional. O IPC (Instituto Profissional de Coaching), por exemplo, oferece serviços de coaching, neurociência, programação neurolinguística e hipnoterapia. Lá, obtém-se ajuda para desenvolver técnicas de comunicação e relacionamento. Tudo isso, reflete em várias esferas do sujeito.

Sobretudo, é indispensável ter uma autoestima estável e segurança em si mesmo. “Muitas vezes, fulano é admirado não porque é realmente o mais belo ou inteligente do recinto, mas porque ele se comporta de maneira confiante”, finaliza Madalena. Sendo assim, ademais às qualificações, o dress code e às habilidades de se relacionar, é essencial estar bem consigo mesmo para transmitir um semblante agradável.

Afinal, as emoções são capazes de ultrapassar qualquer plano e quebrar lógicas. Portanto, deve-se aprender a lidar com elas para ser bem-sucedido nos objetivos. Caso contrário, não conseguirá realizar assertivamente nenhum planejamento, sonho ou meta.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca seu negócio em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!                

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete