O número de brasileiros com pretensões de abrir uma empresa nos próximos três anos aumentou em 75% em 2020, chegando a 50 milhões de pessoas. Conforme o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), empreender se tornou o segundo maior sonho do brasileiro, ficando atrás somente de viajar. Contudo, é necessário estar atento, afinal, a responsabilidade de guiar um negócio vai muito além do desejo de dar certo. 

Empreender pela Internet

Segundo a consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski, especialista em soft skills, esta estatística é reflexo da pandemia, do desemprego e da incerteza do mercado. “Os brasileiros perceberam o caminho viável do empreendedorismo, investir em novas ideias e negócios pode ser uma saída promissora para suas carreiras.” Isso é comprovado pelo volume de e-commerce inaugurados desde o início do isolamento social. 

Um levantamento feito pela instituição de carteiras digitais PayPal Brasil em parceria com a consultoria de pesquisas BigData Corp, trouxe o resultado de 40,7% para o crescimento do comércio eletrônico entre 2019 e 2020, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais. Além disso, as possibilidades são inúmeras, com o apoio dessa tecnologia, é possível alcançar pessoas de todas as partes do mundo. 

A discente de filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei, Dannah Reginato, possui duas companhias digitais, um brechó e uma para suas criações em macramê. “Trabalho por intermédio da Internet desde 2018. A ideia de vender por meio dela não surgiu de repente. Na verdade, é impossível fugir das redes sociais”, declara Dannah. 

Entretanto, existem diversos impasses de doar seu tempo para a dimensão digital. “Acho desgastante divulgar tudo, porque gera uma demanda de horas enorme, às vezes até maior se comparada com garimpar e produzir”, salienta a empreendedora. Ademais, é necessário estar atento a pontos importantes, como a imagem do produto, ela precisa ser atraente para chamar a atenção do público. Por isso, Dannah afirma: “para vender on-line, precisa principalmente investir em uma câmera de qualidade”. 

Quero abrir meu próprio negócio

A especialista explica a estratégia por trás dessa iniciativa: “antes de abrir uma empresa, é preciso saber do longo caminho entre o sonho e a realização. Mesmo porque pequenos erros podem fazer a solução se tornar um problema ainda maior, com dívidas e sensação de fracasso”, destaca Alice. Pensando nisso, confira alguns passos básicos para quem quer se aventurar nessa jornada. 

- Faça um planejamento financeiro:

Preveja o quanto você precisará investir para começar um negócio. “Um planejamento financeiro é essencial, sem isso, é quase impossível gerar lucro”, ressalta Dannah. Logo, veja quais serão as despesas operacionais e demais gastos cruciais, essa soma é o capital de start. Caso não tenha recursos, avalie adiar o investimento até estar com maior segurança financeiramente. 

- Invista em autoconhecimento:

É essencial ter clareza dos seus valores, propósitos e identidade para onde aplicar. Faça cursos, leia livros, frequente grupos de reflexão, pense em suas próprias prioridades na vida. O autoconhecimento é o maior patrimônio para construir sua trajetória e terá reflexos benéficos em todas as áreas. 

- Ative suas habilidades empreendedoras:

Empreender não é um dom, é necessário aprender a ter atitudes e desenvolver competências, como foco, liderança, proatividade e resiliência. Para isso, é imprescindível observar padrões de comportamento e estar disposto a aprender constantemente. Se arrisque, escolha agir e não tenha medo de correr riscos. 

- Encontre um problema a ser resolvido:

Para encontrar uma oportunidade, procure problemas para serem resolvidos. De nada adianta ter ideias geniais, se a sua organização não tiver uma solução e alguém disposto a pagar por ela. Portanto, achar uma necessidade ou desejo do consumidor é crucial para instigar o interesse. 


Por fim, não se esqueça: o Nube é seu aliado na busca pela realização dos seus sonhos profissionais. Diariamente postamos conteúdos para te ajudar em todas as suas trajetórias na carreira. Conte conosco para ter acesso a dicas e recomendações para trilhar um caminho de sucesso e se tornar inspiração para outras pessoas!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe