Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
faca-networking

Faça networking 

Notícia | 22/11/2021

Giovanna Cavalli

Seja presencial ou a distância, criar ou manter uma rede de relacionamentos é sempre desafiador. Afinal, estabelecer contatos requer habilidades interpessoais, disponibilidade e iniciativa. Por isso, trouxemos dicas práticas para fazer um networking de sucesso nas conexões diárias em eventos, trabalho, escola, entre outras situações.

Mesmo on-line, as conexões podem acontecer

No home office, a convivência é menos constante, restringindo-se, assim, ao virtual. Contudo, o convívio com o mundo real é de extrema importância para fortalecer suas ligações interpessoais. Logo, quando possível, aproveite para mudar os ares, participe de palestras ou workshops, convide colegas para cafés ou almoços e frequente feiras mesmo de forma remota.

Desde sempre, eventos são uma das melhores formas para criar vínculos e fazer dialogo profissional. Isso acontece, inclusive, no universo on-line. “Com um crescimento de 400% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), as conferências virtuais viraram tendência e com eles veio um network diferenciado e potente, pois a interatividade ultrapassou fronteiras, literalmente”, afirma o CEO da Even3, Leandro Reinaux.

“Uma dica valiosa é fazer as comunidades ocorrerem, criando propósitos por meio de conteúdos humanizados ou estimulando a conexão da marca com os participantes. Por exemplo, por meio de painéis, o organizador pode encorajar o diálogo entre audiências e ainda utilizar ferramentas interativas, como chats, perguntas e sorteios”, sugere o cofundador e COO da Even3, Renato Cruz.

Network estratégico

Apesar das saídas disponíveis com a web, atualmente, toda e qualquer oportunidade de “estar fisicamente” é valiosa para fortalecer os vínculos e parcerias. Por isso, o sócio da Neokemp e ex-presidente do Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina), Marcelo Noronha, e o administrador de empresa e também sócio da Neokemp, Kelwin Eggert, elencaram algumas dicas para um networking estratégico. Veja:

Planeje - vivemos no mundo da interconexão, em uma grande teia global, na qual uma pessoa te leva a outra. Então, faça uma análise dos seus elos e verifique quais estão mais próximos dos seus objetivos e daquelas parcerias necessárias para alcançar seu alvo.

Seja autêntico - sua postura importa. Se você quer proximidade e ganhar confiança, tenha especial atenção com o jeito como se comunica, com o repertório e a mensagem. Tudo isso deve ser feito com naturalidade e sinceridade, demonstrando verdadeiro interesse pela conversa.

Quando se conquista alguém espontaneamente, potencializa-se a chance de ser admirado e lembrado. Assim, transmita segurança, evite a superficialidade e jamais queira ganhar em cima de alguém. Ao cultivar sua rede de forma genuína, o resultado é uma credibilidade mútua, construída com o aprofundamento.

Mesmo com o avanço da vacinação e a flexibilização do isolamento, quando presencial, vale lembrar de sempre seguir todos os protocolos de saúde, limpeza, higiene e segurança solicitados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). São recomendações firmes e devem perdurar por bastante tempo.

Aproveite as redes sociais

Outro caminho eficaz para estreitar laços é usar e abusar das mídias sociais, especialmente o LinkedIn, plataforma exclusiva de negócios. “Nela, também é possível iniciar grupos ou fóruns e criar publicações atraentes, provocando assim novas amizades”, comenta o CEO da Even3, Cláusio Barbosa.

Para Reinaux, os bate-papos no Twitter são outra ótima opção. “Podem ser encontrados por meio de hashtags específicas e, hoje em dia, quando são levantadas questões relevantes de determinados setores, alguns empresários já organizam esses chats para debatê-las”, conclui.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe