Apesar de serem sempre necessárias, as mudanças causam incômodo e muitas dúvidas nas pessoas durante a transição de carreira ou cargo. Contudo, com a grande taxa de desemprego e outros setores em alta, tais como tecnologia, saúde e alimentos, por exemplo, profissionais pensam em trocar de área para potencializar as possibilidades de contratação.

Tomou a decisão? Então, corra atrás do seu sonho

Segundo estudo do McKinsey Global Institute, aproximadamente 375 milhões de profissionais, 14% da força de trabalho global, devem preferir outra ocupação até 2030. Isso demonstra uma consequência da disrupção provocada pela digitalização, automação e inteligência artificial.

Como em todas grandes mudanças, surgem questionamentos sobre como se preparar para o novo processo. Então, veja algumas dicas:

Analise sua situação atual - antes de tomar uma decisão drástica, é importante fazer uma reflexão. As pessoas têm diferentes motivações para tentar outra área, desde falta de oportunidades e preocupações financeiras até dificuldades para promoção ou insatisfação com a atividade. Por isso, é importante avaliar se o desejo de mudar está bem fundamentado antes de fazer qualquer movimento.

Acredite em seu potencial - “não tenha medo de sonhar alto. Percebo uma grande tendência, principalmente das mulheres, em se desvalorizarem e se diminuírem - seja em entrevistas ou em momentos de feedback. Valorize-se e reconheça-se como grande profissional, afinal, se você não se der o seu devido valor, ninguém vai”, avalia a advogada e especialista em Direitos Humanos, Mayra Cardozo.

Tenha disponibilidade para estudar e aprender - embora uma formação universitária seja importante, muitas posições necessitam apenas de cursos técnicos os quais podem variar em termos de tempo e conteúdo. Há boas alternativas de cursos disponíveis no mercado, algumas até gratuitas ou a preços competitivos. Além disso, algumas ONGs fazem um trabalho sério e muito competente para capacitar profissionais.

“A área de TI evolui rapidamente, por exemplo, e quem ingressa nela tem de ter disponibilidade para o life long learning, ou seja, estar preparado para estudar continuamente. O aprendizado constante é uma condição de existência em várias profissões e não é diferente no setor de tecnologia”, avalia a chief people officer da NAVA Technology for Business, Iza Herklotz.

Amplie seu networking e seu horizontes – é essencial também conhecer e se conectar com pessoas para entender suas perspectivas, seus pontos de vista e forma de atuação no mercado. Dessa forma, os passos seguintes ficam mais claros e esses contatos podem te apoiar.

Não desista nas primeiras dificuldades - “esse é um processo como todos na vida, por isso, celebre suas pequenas vitórias e tenha calma. As coisas demoram mesmo para ‘vingar’ e não avançam conforme a velocidade esperada. Insista em você”, finaliza Mayra.

Portanto, tenha seus valores em mente e não abra mão por nada. Grande parte do nosso dia é trabalhando, por isso deve ser um lugar alinhado com seus propósitos e princípios. Além disso, você precisa ser respeitado e conviver bem com os colegas. Afinal, o serviço e a satisfação pessoal podem, sim, andar juntos. Isso, inclusive, potencializa a produtividade na companhia.

Arrisque-se! Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assista também a TV Nube: como se preparar para o pós pandemia. Dessa forma, você se destaca no universo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe