Como se comportar durante um processo seletivo? Quais características evidenciar para ser destaque entre os candidatos? Por fim, como ser selecionado? Se você possui alguma dessas dúvidas, podemos solucionar suas questões e te mostrar os caminhos para o sucesso profissional. Leia esta matéria e esteja preparado para qualquer recrutamento! 

A importância do estágio

É imprescindível ressaltar: o estágio é um diferencial para o estudante. Essa também é a opinião de Fernanda Belo, discente de Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, ela trabalha como CLT na NuvemShop, mas só conseguiu esse cargo por causa da experiência adquirida no ato educativo. “Essa experiência me preparou 100% para o mercado, consegui ver como funcionava uma agência internamente e se realmente era onde eu queria trabalhar.”

De acordo com um levantamento do Nube, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados. Dessa forma, o participante aumenta suas chances de concluir a faculdade empregado, por exemplo. Além disso, também é possível adquirir diversas competências inerentes ao mundo corporativo, como gestão de tempo e inteligência emocional. 

Ainda, uma maiores vantagens do programa é o networking desenvolvido por intermédio dele, você passa a conviver com profissionais já consolidados e vivencia obstáculos reais de uma organização. Isso sem falar nos possíveis benefícios para melhorar sua qualidade de vida, como bolsa-auxílio e vale alimentação.  

Duas dicas essenciais para o processo seletivo 

A entrevista para uma vaga de estágio, emprego ou aprendizagem  é um momento decisivo na carreira de um profissional. Sendo assim, quais aspectos precisam receber mais atenção para você conseguir ocupar a posição pretendida? Existe uma fórmula mágica para fazer dar certo? Saber por onde começar e como atender as exigências de cada oportunidade é crucial. Portanto, veja duas dicas essenciais para você se dar bem nas seletivas! 

  • Estude sobre a empresa

Compreender os requisitos da organização contratante, organizar seus propósitos e compreender se eles estão de acordo com a oferta, é essencial. Segundo a selecionadora do Nube, Rachel Silva, “muitos candidatos acabam não se atentando às informações descritas, com isso, no momento do diálogo, não conseguem alinhar suas ideias ao exigido”. 

Ou seja, é extremamente relevante saber quais são seus ramos de atuação, sua visão, missão e valores. Ademais, é crucial você se identificar com as atividades antes mesmo de ser designado, para assim evitar frustrações. Portanto, a especialista completa: “participantes com objetivos muito diferentes, costumam ser desclassificados”. Logo, tenha cuidado para reunir os conhecimentos acerca da instituição e esteja com todas as referências na mão. 

  • Tenha uma comunicação clara e coesa

Conforme uma pesquisa do Nube, 40% dos entrevistados são eliminados logo na primeira etapa porque vão muito mal no português, principalmente na escrita. Consequentemente, investir em uma comunicação clara e coesa já te coloca alguns passos à frente dos demais. Portanto, tenha muita atenção a esse ponto. 

Ademais, cautela com a fala também é indispensável, pois é um quesito extremamente observado. Controle o nervosismo e tente agir com naturalidade, para isso, técnicas de respiração auxiliam a diminuir a ansiedade. Outro fator é a autoestima, se posicionar com confiança acrescenta credibilidade às suas respostas. 

De acordo com um levantamento do Nube, feito com quase 40 mil jovens, cerca de 45% acreditam em seus potenciais e isso os ajuda a alcançar melhores resultados. Outros 30% ficam receosos e isso impõe certo obstáculo em seu êxito. Para fugir da insegurança, é fundamental praticar o autoconhecimento. 

Todavia, para te acalmar, entenda: é uma conversa com o recrutador. Sua maior preocupação deve ser responder com clareza. Comente sobre sua formação, metas e demais dados requisitados, a interação costuma ser tranquila e levada como um bate papo. Consoante à Rachel, “mostre para a companhia o quanto ela tem a ganhar ao te contratar”. Entretanto, lembre-se: nunca minta em nenhuma das suas explicações, pois isso é avaliado como falta de ética. 

Além disso, a discente da UFSJ, destaca um fator relevante: “demonstre vontade de aprender e seja proativo”. Para ela, é um diferencial nas entrevistas, tendo em vista a oportunidade ser majoritariamente para te ensinar tarefas corporativas condizentes com a sua área. Logo, o aprendizado é a sua maior função. 

Por fim, o Nube posta conteúdos diários para te encaminhar ao sucesso, acompanhe nosso blog e tenha acesso a muitas outras recomendações. Ainda, existe uma página apenas para dicas de como se apresentar em uma entrevista presencial, venha conhecer! Conte conosco para arrasar nos processos seletivos! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe