No Brasil, o ato de dar risadas tem um dia só para ele: 6 de novembro. Até porque, uma boa gargalhada é contagiante e não só demonstra, mas também estimula a felicidade. Essa ação fortalece o sistema imunológico, diminui a dor e evita o estresse. Quando o bom humor é compartilhado, ele libera hormônios responsáveis por contribuir para a sensação de bem-estar. 

Fatores capazes de tirar a alegria

Embora esse aspecto seja de extrema relevância, muitos ainda, por não saberem do poder da atitude, se retraem com uma emoção tão importante. Vários fatores podem ser citados para explicar possíveis impeditivos à felicidade de alguém, como transtornos psicológicos, físicos, trabalho ou até mesmo, estudos. 

No campo profissional, é preciso entender a importância de atuar com funções e áreas compatíveis com gostos pessoais. Afinal, isso faz toda a diferença na hora de gerar engajamento com os objetivos, tanto internos, quanto compartilhados com colegas, chefes e etc. 

Autoconhecimento pode ser a solução

Entretanto, esse pode ser um ponto de dificuldade para muitos. De acordo com uma pesquisa do Nube realizada com 18,4 mil jovens de todo o país, apenas 38,1% deles estão felizes em seus trabalhos ou estágios. Outros 21,8% até sentem o contentamento, mas de maneira esporádica, porque falta motivação. Assim, o estudo comprovou como quase 40% dos mais novos, ou seja, quem ainda está em início de carreira, estão infelizes. 

Cerca de 34,8% estão assim por não verem a posição ocupada como o “emprego dos sonhos” e 3,9% odeiam as atividades executadas no cotidiano. “Para um indivíduo manter-se sempre com uma conduta positiva, é necessário ter autoconhecimento. Saber o porquê a tristeza domina é crucial para haver a mudança nesse comportamento”, comenta o assessor de consciência, João Gonsalves. 

Quem já passou por isso

Luiza Neves, estudante de administração, já passou por uma grande frustração relacionada aos ramos escolhidos para trilhar a trajetória pelo mundo dos negócios. “Fui fazer Direito por uma vontade dos meus pais e acabei me frustrando muito. Nos dois primeiros anos da graduação, passei grande parte do tempo chorando”, conta. 

Ela encontrou forças para terminar o curso, mas avalia como uma decisão ingênua. “Eu era muito nova, sou grata por todos os aprendizados, mas desde sempre percebi não ser a melhor opção para mim”. Só depois de um ano e meio, conseguiu seguir pela direção mais adequada ao seu perfil. “Eu me encontrei na gestão de empresas e hoje minha realidade é outra”. 

Dá para alcançar a leveza

De acordo com Gonsalves, é possível levar a vida de um jeito mais leve quando se tem sabedoria sobre si. Isso porque pode trazer aprendizados nunca explorados por falta de estímulos. Além disso, saber seus pontos fortes, limitações e etc também leva o indivíduo a testar novas possibilidades, lugares e costumes. 

Com isso, fica mais fácil estimular a sensação de contentamento. Outros benefícios do riso para a saúde física e mental podem ser citados, como:

  • Exercício do cérebro: alivia a tensão e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos;
  • Movimento do corpo: a risada, mesmo se simples, pode exercitar até 80 músculos simultaneamente;
  • Benefícios ao coração: o fluxo sanguíneo aumenta durante o ato e isso ajuda no controle da pressão arterial.

Compartilhe a felicidade com outros, crie oportunidades para sorrir. Além de fazer bem a si, traz benefícios a quem está à sua volta também. Você já fez isso hoje?

Existe fórmula para ter alegria?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe