Um estudo realizado pela plataforma Feedz, em parceria com a Swile e Vittude, trouxe quais pontos os gestores precisam prestar atenção. O propósito era medir os níveis de engajamento e identificar as condições de trabalho com maior probabilidade de impactar os funcionários, de modo a enriquecer a experiência corporativa. Você sabe como o comprometimento dos colaboradores afeta no progresso da empresa e por que ele é tão importante?  

Qual a importância do engajamento da equipe?

Sem um time realmente empenhado com os resultados da organização, a produção sempre estará em baixa e a tendência é não conseguir suprir as demandas do mercado. Contudo, essa expressão possui definições distintas e pode ser medida de diversas formas. Inclusive, uma delas leva em conta o alinhamento do time, um funcionamento em sinergia com seus colegas oferece melhores consequências corporativas. 

Segundo a pesquisa, realizada com 1.129 pessoas, em 23 estados e no Distrito Federal, cooperadores com um ou mais amigos na empresa tem o eNPS (Employee Net Promoter Score, métrica usada para mensurar o grau de engajamento dos funcionários em seu ambiente de trabalho) de 55, acima do dobro de companhias onde os profissionais não possuem esse vínculo, registrando o eNPS de 22. Ou seja, dividir o escritório com quem se gosta promove uma produção mais qualificada. 

Ademais, o levantamento também apontou: empreendimentos com reuniões 1:1, tem o eNPS de 64 e 94% dos subordinados compreendem melhor as funções a serem realizadas. “Os negócios com uma cultura diferente, não praticantes do one-or-one regularmente, possuem menores métricas e apenas 68% dos funcionários entendem as expectativas sobre sua execução”, ressalta Bruno Soares, CEO da Feedz. Esses encontros acontecem apenas entre o líder e um liderado por vez, com foco total nesse contribuinte. Dessa forma, é possível discutir e pontuar os acertos e erros no trabalho, de modo a destacar as melhorias. 

Outro fator contribuinte para o empenho dos especialistas é a identificação com os valores e objetivos do estabelecimento. Quando isso acontece, uma ligação afetiva é desenvolvida e leva ao alto índice de energia para a operação de atividades. O perito motivado se sente realizado ao exercer suas tarefas, suas contribuições são compatíveis com a sua visão pessoal e, por isso, garantem um significado especial à sua vida. Isso leva a uma produtividade acentuada, pois desperta orgulho de trabalhar em uma instituição alinhada aos seus ideais. 

Como melhorar o engajamento profissional?

Agora você entende a relevância de possuir parceiros comprometidos com o desenvolvimento do negócio. Logo, chegou a hora de aprender como aprimorar esse ponto. Ele é um dos ingredientes principais, estimulador de proatividade e redutor de falhas e, ainda, aumenta o potencial inovador da companhia. 

Consoante a um relatório da Gallup, uma corporação envolvida com esse assunto tem os melhores lucros, em média 21% a mais se comparadas com as não incentivadoras. A mesma relação também mostra algumas reduções: 41% nos erros e 40% em defeitos de qualidade nos produtos e serviços prestados. 

Desse modo, a melhor ideia é investir e gerar condições adequadas para todos os funcionários, de modo a facilitar a colheita de bons frutos. Por fim, confira algumas dicas de como implementar e trabalhar nesse conceito.

  • Cultura interna da empresa:

A comunicação interna em uma corporação deve ser alimentada constantemente, além de acessível a todos os colaboradores. É importante definir concepções básicas e trazê-las para a rotina, como o conjunto de valores e missão da entidade. Para Thalles Gonçalves, atualmente parte do grupo educacional Faveni, a falta de uma cultura consolidada pode gerar “muita desordem”.

Portanto, estabeleça todas essas qualidades e monte uma estratégia para alinhar as temáticas com o time, desde os altos executivos até os recém chegados. O objetivo é fomentar o senso de pertencimento, de modo a promover o sentimento de ser parte de algo maior, fortalecendo assim a ligação com a instituição. 

Além disso, onde há comunicação clara e objetiva, não existe frustração. Afinal, a expectativa e a realidade serão as mesmas. Por isso, ser transparente nos acontecimentos da empresa é fundamental. Para isso, ações de endomarketing são essenciais, como uma newsletter interna semanal com as novidades (boas ou ruins), um passo simples de implementação com consequências bem positivas. 

  • Reconheça méritos:

Sem evidenciar o trabalho dos talentos, não há como conseguir empenho profissional por parte deles. Pense nos desejos dos seus cooperadores e tente realizá-los, mediante as possibilidades ofertadas pela empresa. Isso pode ser feito de diversas formas:

  • Por meio de feedbacks (aqui entra a reunião 1:1 como divisora de águas). 
  • Por intermédio da meritocracia, oferecendo prêmios e brindes de acordo com o desempenho.
  • Premiações por metas atingidas.
  • Eventos para os funcionários, como um café da manhã, de modo a agradecer por seus esforços.

 

Por fim, para estimular cada vez mais o desenvolvimento da sua equipe, é relevante estar atento às necessidades deles. No nosso blog, postamos conteúdos diários para a melhoria dos gestores. Além do mais, também possuímos cursos gratuitos para facilitar a administração corporativa. Alguma pergunta ou sugestão de tema? Entre em contato conosco!

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