Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-os-processos-seletivos-on-line

Conheça os processos seletivos on-line 

Notícia | 10/11/2021

Giovanna Cavalli

A tecnologia já dominou muitos setores e vem agilizando inúmeros processos. Isso não é mais uma novidade. Contudo, uma tendência em especial está chamando a atenção de muitas empresas: o recrutamento on-line. No entanto, a avaliação é a mesma nesse formato? É um bom modelo para as empresas e candidatos?

Quem usa, aprova

Apesar de existir há algum tempo, muitos empresários tinham receio de analisar currículos e fazer processos seletivos pela Internet, mas com a pandemia e as medidas de restrições essa mudança foi praticamente obrigatória. Contudo, com a volta gradativa das atividades, muitos não pretendem abandonar essa modalidade.

Para o CCO e CO-founder da Huggy, Willians Oliveira, essa tendência tem se estabelecido muito bem no cotidiano empresarial, porque traz inúmeros benefícios, como conseguir criar um “funil”, avaliando o melhor candidato para a vaga de forma simplificada e organizada e até mesmo na hora de contatar os possíveis selecionados.

“Como sempre trabalhamos com o meio digital, foi muito fácil nos adaptar a esse segmento. Desde 2018, utilizamos a inteligência artificial e constantemente defendemos a ideia de ser uma opção fácil, rápida e segura. A tecnologia pode mudar vidas, desde quem busca o emprego até a contratante”, diz o executivo.

Skills modernas surgiram no período

Essas mudanças de cultura interna trouxeram facilidades e, ao mesmo tempo, transformaram muitos outros fatores. As competências comportamentais, por exemplo, agora são: iniciativa, autogestão, a administração do tempo, flexibilidade, adaptabilidade, comprometimento e capacidade de trabalhar sob pressão. Isso, sem contar a soft skill de inteligência emocional (IE).

Para a gerente de seleção do Nube, Helenice Rezende, o profissional precisa agir com prontidão frente a situações-problema e, diferentemente de quando no presencial, nem sempre terá alguém para auxiliá-lo instantaneamente. “Além disso, o autocontrole é indispensável na organização da rotina para cumprir as funções com excelência e dentro do prazo estipulado”, explica.

Também, levando em consideração as inconstâncias dos negócios, o profissional teve de aprender a lidar com cobranças de produtividade. Nesse sentido, a IE ajuda a compreender, expressar e trabalhar melhor as emoções ao enfrentar adversidades. “Logo, as companhias buscarão, cada vez mais, criar ferramentas para lidar com situações de crise. Por isso, competências para resolver e superar grandes desafios com facilidade serão essenciais”, complementa a especialista.

Vale a pena atualizar o currículo de acordo com o novo mercado

Portanto, é preciso se atentar às novas skills e exigências do mercado para compor o currículo (CV). Dependendo da vaga e das qualificações mínimas, o recrutador pode receber milhares de documentos de candidatos. Então, para começar, não use o mesmo arquivo para todos os processos. Cada entidade e posição tem um perfil diferente, por isso, uma boa dica é estudar a organização antes e adaptar o CV para cada lugar.

Sua apresentação deve refletir quem você é, suas qualidades e diferenciais. Ser honesto, claro e objetivo ajuda muito. Sobretudo, não minta, pois hora ou outra vão verificar as inconsistências e a situação ficará pior. Ninguém é perfeito, então, apenas demonstre seu desenvolvimento e aprendizados.

O Nube tem um curso EAD gratuito disponível sobre o assunto. Nele, você aprenderá a valorizar suas experiências, sejam elas acadêmicas ou profissionais, e se tornar mais competitivo no mundo corporativo. São quatro módulos com conteúdos inéditos em cada etapa. No fim, a plataforma gerará um certificado de horas complementares. Vale a pena participar!

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete