Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-autoconhecimento-na-hora-da-compra

O autoconhecimento na hora da compra 

Notícia | 08/11/2021

Vinícius Lima

Desde quando foi decretado um cenário de pandemia mundial, as sociedades passaram a viver em um estado de isolamento social. Assim, os diagnósticos de distúrbios mentais foram cada vez mais frequentes, como o transtorno de compulsão. Geralmente, esse desequilíbrio serve como “remédio” ou válvula de escape para aqueles com ansiedade e depressão, por exemplo.

Como manter o controle em tempos de Black Friday?

Em época de final de ano, os estabelecimentos costumam realizar saldões para finalizar todo o estoque, como a Black Friday. Em razão disso, de qual forma os consumidores com esses hábitos não saudáveis poderiam se manter estáveis durante os tempos de promoções?

A técnica do autoconhecimento, a autosofia, é uma boa opção para quem sofre com a disfunção. Segundo o autor e desenvolvedor do método, João Gonsalves, esse é um recurso capaz de mostrar como a sabedoria está em cada um de nós. “Por meio dela, nós podemos alcançar aprendizados e definir nossa autonomia ao nos desapegarmos mais das coisas desnecessárias”, explica. 

Controle de urgência

Dessa maneira, temos mais clareza para fazer um planejamento financeiro entendendo como nada é tão urgente para nos comprometermos demasiadamente”. Ao adquirir o conhecimento próprio, reflexões sobre si começam a surgir, podendo, também, impactar na decisão de compra. 

Ter essa capacidade de vencer os vícios relacionados à obtenção de produtos ou serviços é essencial. Mesmo assim, durante a crise sanitária, as transações comerciais on-line aumentaram em 47% no Brasil. A média geral de crescimento para todos os países é de 43%. Essa é considerada uma atividade de lazer para alguns. 

Cenário não é tão favorável

De acordo com estudo da SPC Brasil e da CNDL, cerca de 30% da população economicamente ativa vê essa como a distração favorita. Isso esbarra em outras questões, como o impacto disso para o meio ambiente. Conforme levantamento do Instituto Akatu, 76% dos homens e mulheres com mais de 16 anos não praticam o consumo consciente. 

Para Gonsalves, é possível ter ciência dos valores - além do preço - dos produtos após descobrir a realidade interior. “Por que eu preciso disso?”, “por que eu gostaria de ter isso?”, “qual a relevância de comprar aquilo agora?” são algumas perguntas a se fazer após o olhar internalizado e a possível compreensão da causa da compulsão.

Quem busca gerenciar as despesas

Em seu primeiro estágio, Lúcia Pontes, estudante de recursos humanos, a gestão dos ganhos e gastos ainda é um desafio. “Nunca tive essa responsabilidade de gerenciar uma renda de maneira consciente e, infelizmente, isso não é ensinado nas escolas e nem meus pais tinham referências para me ajudar”. 

Nesse sentido, desde o recebimento da primeira bolsa-auxílio, ela busca dicas e técnicas na Internet de como administrar as contas de maneira equilibrada. “Eu consigo poupar uma parte, pagar minhas contas e entender quanto tenho livre a cada mês. Isso me auxilia a não sair por aí estourando meu cartão de crédito”, comenta. 

Situação econômica também é favorecida

Além disso, desenvolver a ferramenta destacada pelo especialista pode auxiliar, também, na situação econômica. Afinal, mesmo em momentos de descontos e condições diferenciadas para aproveitar as vendas, pessoas adictas tendem a diminuir gastos com o acompanhamento por meio da autosofia.

O autor do método ressalta a importância do conhecimento interno para as decisões da vida. “A autosofia é a sabedoria interior, responsável por permitir a criação de uma realidade diferente, podendo-se entender o motivo da instabilidade mental. A Black Friday pode ser vista como um desafio, portanto, é essencial se analisar a “urgência” ou não da aquisição”, finaliza Gonsalves.

Para onde foi meu dinheiro?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe