Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-sabe-quais-sao-os-sabotadores-do-sucesso

Você sabe quais são os sabotadores do sucesso? 

Notícia | 05/11/2021

Giovanna Cavalli

O que vem a sua mente quando falamos em sabotagem? Alguém puxar seu tapete? Contudo, nem sempre o “boicote” vem do outro, talvez o mais cruel venha do nosso próprio inconsciente, cercado por crenças limitantes. Isso, muitas vezes, nos impede de crescer pessoalmente ou profissionalmente.

O que acontece?

A descrença e o desânimo são causados por imaturidade emocional, na qual o indivíduo não se permite ser feliz ou bem sucedido. “Em linhas gerais, são grandes redes de pensamentos ou atitudes e comportamentos negativos e pessimistas, como a raiva, medo, ódio, vingança, culpa, ansiedade e vergonha. Eles nos impedem de evoluir”, diz a psicanalista e doutora Andrea Ladislau.

De acordo com ela, as maiores frustrações do sucesso são o medo, o desejo de permanecer na zona de conforto, a vaidade, a prepotência, a falta de organização e planejamento, a ausência de objetivos e foco, a procrastinação, a desmotivação e, por fim, as convicções limitadoras. “Essas últimas, podem acompanhar o indivíduo desde a infância e quando adultos, se não forem bem administradas, podem dificultar relacionamentos pessoais e até a compreensão do mundo”, explica a especialista.

Segundo estudo do neurocientista, psicanalista, biólogo, professor e doutor Fabiano de Abreu, publicado no Brazilian Journal of Development, os indivíduos buscam aprovação social e atenção constante. Como consequência, sente-se aflito e torna-se emocionalmente dependente.

“Estamos presenciando um estágio de personalidades dramáticas, o qual desencadeia distúrbios e síndromes. Isso está fazendo a sociedade adoecer e aumenta ainda mais a prevalência do sentimento ansioso, gerando um comportamento anti-social generalizado”, comenta o doutor.

Como superar?

Apesar de ser muito doloroso e limitante, esse “jogo” pode virar a qualquer momento, desenvolvendo a maturidade. “Afinal, esse problema é um auto engano, uma projeção falsa de si e da realidade, por inconsciência e medo de olhar para dentro e quebrar as amarras”, analisa a doutora.

Como sair disso? Por meio da autoconsciência, autoquestionamento, autocontrole, análise, sublimação - fazer alguma atividade prazerosa - e da motivação, esclarece Andrea. “A forma como a pessoa se relaciona consigo própria facilita a maneira como convive com os outros, com a empatia afetiva, cognitiva, a preocupação e a aptidão social”, expõe.

Outro ponto importante é a força positiva e não levar tudo tão a sério. Os erros e falhas fazem parte do ser humano e devem servir como aprendizado e desafio. “O ciclo todo é composto de emoções negativas. Ele começa com o medo, uma reação primária. Quando nascemos, choramos por isso”, comenta a psicanalista.

Ao controlar melhor esses lapsos, muitos benefícios serão gerados para a mente e para o corpo, como níveis menores de produção dos hormônios ligados ao estresse. “Além disso, tem-se um sistema imunológico mais eficiente, reduzindo as chances de contrair doenças. Há também a redução de pressão arterial, do aparecimento de dores crônicas, uma melhor higienização do sono e maiores chances de controle de possíveis alterações do distúrbio alimentar”, complementa Andrea.

Enfim, é preciso se conscientizar da necessidade de mudança de padrões mentais e comportamentais. “Afinal, alguns sentimentos e emoções quando surgem, se não controlados, podem ativar outras emoções negativas, drenando energia, limitando forças e gerando fantasmas desnecessários”, finaliza a psicanalista.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete