Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-conseguir-estagio

Dicas para conseguir estágio 

Notícia | 05/11/2021

Laura Pereira

Quer estagiar, porém ainda não conseguiu uma vaga? Infelizmente, essa é a realidade de muitos estudantes. Segundo os dados do Inep/MEC, o Brasil possui 17,4 milhões de possíveis estagiários, somando os níveis superior, médio e técnico, contudo, apenas 5,7% conseguem a oportunidade, de acordo com estatísticas da Abres (Associação Brasileira de Estágios). Pensando em mudar esse cenário, elencamos dicas para turbinar seu currículo e te aproximar dessa chance!

- Saiba elaborar seu currículo

Primeiramente, trouxemos uma recomendação para ajudar muito além desse ponto. O Nube, reconhecendo a importância do CV, preparou um curso gratuito: como elaborar um currículo. Afinal, ele é a sua porta de entrada em qualquer empresa e sua relevância é reconhecida e sempre destacada em qualquer meio de comunicação. 

O documento é a sua primeira impressão para uma companhia, logo, é necessário uma apresentação decente de suas habilidades e competências, de forma clara e objetiva. Também é imprescindível ter cautela ao layout, no intuito de facilitar a visualização do conteúdo e tornar a leitura mais dinâmica para atrair a atenção dos recrutadores. 

Jamais considere mentir sobre suas competências. Conforme a selecionadora do Nube, Jéssica Quione, todas as deturpações são mal vistas e com a mesma gravidade, “pois demonstram a falta de ética do profissional no momento da candidatura.” 

Por fim, a declaração deve ser feita de acordo com os objetivos da vaga, de modo a personalizar as informações, tendo em vista a relevância de algumas para o cargo. Expor um curso de dobraduras pode não ser interessante para uma oferta na área de tradução, por exemplo. 

- Invista em idiomas

Essa exemplificação já nos conduz para um ponto super significativo, o valor dos idiomas. Se você tem interesse em alcançar as grandes corporações, como as multinacionais, o inglês deixa de ser um diferencial e se torna um requisito mínimo. Consoante a um relatório do Instituto Data Popular, apenas 1% dos brasileiros conseguem falar fluentemente a língua, uma exigência necessária. 

Para isso, é possível exercitar a habilidade até sem perceber, tendo em vista as palavras inerentes no nosso cotidiano, como wi-fi, blog, e-mail, smartphone entre outras. Fazer cursos é imprescindível, claro. Todavia, existem outras opções bem mais descontraídas para treinar, como assistir filmes legendados, escutar músicas no dialeto escolhido, acompanhar desenhos animados e se divertir com jogos on-line, pois, normalmente, eles não são traduzidos. 

- Faça networking

A indicação é um método rápido e certeiro de contratação, tendo em vista sua apresentação prévia já benéfica, pois expõe seus traços fortes antes mesmo de você se identificar. Uma das recomendações mais importantes é ficar de olho nos profissionais do seu nicho para criar e manter bons relacionamentos.

Atualmente, as redes sociais cumprem o papel de conectar pessoas. Por meio do LinkedIn, por exemplo, você consegue reconhecer e distinguir exatamente qual o domínio do usuário. Isso pode te aproximar da sua área de atuação e favorecer a troca de experiências. Vale, inclusive, não se afastar dos colegas de escola, de curso e demais passagens da sua formação, pois eles podem ser transportadores de oportunidades para você, tendo em vista já serem seus conhecidos. 

A estudante de Comunicação Social na Universidade Federal de São João del-Rei, Giovanna Fuccio, acredita na importância de “manter uma rede de contatos” e ressalta: “é essencial investir nisso, para ter acesso a mais proveitos. Quanto mais pessoas te conhecem, mais visibilidade você ganha com tendência a se tornar uma referencia”. 

Para isso, o perfil precisa conter um bom marketing pessoal. Aqui no Nube, você também encontra uma opção de curso com essa temática. Enfim, crie sua conta e preencha os campos pensando criticamente nos elementos dispostos, inclua projetos e trabalhos acadêmicos, bem como, seus méritos mais diversificados. Aqui, é uma boa ideia incluir aquele aprendizado com dobradura. 

- Esteja informado!

Nenhuma chance cai do céu, então é necessário estar atento aos canais onde elas são compartilhadas. A Internet trouxe diversas facilidades e uma delas é a possibilidade de acompanhar em tempo real os anúncios publicados. Quanto mais disposto você estiver, maior a probabilidade de ter sua primeira experiência corporativa, tendo em vista sua determinação para buscá-la. 

Além do mais, principalmente agora com a expansão do mundo virtual, as Feiras de Estágio passaram a ser mais comuns e o Nube mesmo promove um evento cheio de vantagens para os alunos à procura de crescimento na carreira. Portanto, esteja alerta para saber quando vai acontecer algo nesse quesito e marque presença. 

Quer receber mais dicas como essas e também passar a dominar a arte de uma boa entrevista? Então acompanhe nosso conteúdo diário! Ademais, você consegue acessar diversas oportunidades pelo Painel de Vagas, basta cadastrar o seu CV no nosso site. Por fim, conte conosco para alcançar o sucesso! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete