Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-destacar-em-entrevistas-virtuais

Como se destacar em entrevistas virtuais? 

Notícia | 05/11/2021

Rodrigo Barreto

Devido à pandemia da Covid-19, a maioria das organizações precisaram adotar novas estratégias de negócios para se adaptarem ao isolamento social, decretado pelos órgãos públicos em março de 2020. Conforme o mercado foi retornando, surgiu a necessidade de novas contratações. Assim, as entrevistas on-line se tornaram comuns e passaram a ser a melhor alternativa para preenchimento de vagas.

As contratações virtuais

A adoção dessas novas medidas foram vistas como uma dificuldade no início. Contudo, com o passar do tempo, os gestores enxergaram possibilidades e vantagens no ambiente virtual. “O home office vem ganhando mais espaço. Isso reduz os gastos operacionais e faz as políticas de contratação irem além, pois o recrutador poderá selecionar pessoas de outros estados", comenta a professora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera, Edna dos Santos.

Sendo assim, há uma mudança no olhar de quem contrata, mas os candidatos também precisam se portar de maneira diferente e dar importância a novos aspectos. “Daqui para frente, as organizações investirão em processos seletivos mais autônomos e tecnológicos. Por isso, é importante se atualizar das tecnologias implementadas e exigidas para o mercado de trabalho”, explica a coordenadora de recrutamento e seleção do Nube, Jéssica Quione.

Há ainda uma mudança nas prioridades das companhias para contratações após a crise sanitária. As chamadas soft skills estão ganhando relevância e algumas características mais tradicionais não têm mais tanto valor. “São avaliados conhecimentos técnicos, formação acadêmica, competências e características. Porém, também é levado em consideração aspectos como inteligência emocional, iniciativa, escuta ativa durante as entrevistas, comunicação e empatia”, complementa Jéssica.

Como se destacar nas entrevistas

Nesse sentido, Edna traz algumas dicas para se destacar nessas seletivas e explica como funcionam.

- Redes Sociais: são como uma janela e conseguimos observar diversos horizontes. Nos permite buscar novas oportunidades ou até mesmo encontrar o caminho mais fácil e seguro para o desenvolvimento profissional e o tão almejado "emprego dos sonhos". Plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn, possibilitam adentrar no mundo corporativo por meio de um clique e, assim, criar um perfil moldado nas tendências de mercado.

- Preparo do Currículo: sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e a chance de obter sucesso cresce ainda mais. Coloque habilidades e conhecimentos em destaque, isso ajudará muito.

- Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais: invista em habilidades comportamentais como trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço corporativo pode ser um diferencial na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga.

- Preparação Profissional: em um mundo globalizado com diversas profissões, fica até difícil escolher qual seguir. O ideal é realizar um teste vocacional, para saber as opções mais compatíveis com suas competências individuais. É importante, nesse momento, buscar ajuda profissional com um especialista.

- Especialização em uma única área: escolha um ramo de atuação e se especialize como tal, assim você será o melhor na sua área e não faltará emprego. Lembre-se: o mercado está cheio de funcionários medianos, seja excelente. Quanto mais apropriação se mostra sobre determinado assunto, maiores serão as suas chances.

Existem outras orientações também para as reuniões on-line, como a preparação de um cômodo com boa iluminação, silêncio e conforto. Avise a todos na sua casa sobre o seu compromisso e peça para não ser interrompido. Caso tenha condições, procure uma boa Internet e equipamentos de qualidade. Dessa forma, a conversa fluirá com mais facilidade e você poderá se expressar melhor.

Portanto, com essas recomendações você tem tudo para se dar bem quando chegar a sua vez. O fato de estar em casa não pode provocar uma sensação de relaxamento e descompromisso. Se você busca uma vaga de estágio ou aprendizagem, se cadastre no Nube e acesse o nosso painel de vagas. São milhares de oportunidades pelo Brasil.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe