Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quando-comecar-a-procurar-estagio

Quando começar a procurar estágio? 

Notícia | 04/11/2021

Laura Pereira

Muitos jovens não entendem o quanto um estágio é diferencial para a formação acadêmica. Logo, postergam a procura pela oportunidade profissional. No entanto, essa não é a melhor saída. Buscar uma vaga já no primeiro ano de curso é importante, dessa forma, você consegue construir uma carreira de sucesso desde cedo. Veja mais como fazer isso agora. 

Logo, se você acabou de entrar na faculdade, esse é o seu momento de ficar ligado nas possibilidades e aprimorar seu currículo, afinal “quanto antes começar, mais conhecimentos poderão ser agregados à sua ocupação”, afirma a selecionadora do Nube, Beatriz Menezes. 

Esse também é o conselho de Joana Dupre, atualmente ela é co-fundadora de uma agência de comunicação para impacto, a Ludus. Contudo, começou a estagiar logo no início da faculdade. “Essa vivência me ensinou absolutamente tudo do mercado de trabalho. Além disso, formei uma excelente rede de contatos dentro da minha área.” Isso só reforça a relevância do aprendizado prático para o crescimento profissional. 

Segundo estatísticas do Inep/MEC, o Brasil possui 17,4 milhões de estagiários. Porém, apenas 5,7% conseguem estagiar, de acordo com dados da Abres (Associação Brasileira de Estágios). Ou seja, são mais pretendentes em vista da oferta de vagas. Desse modo, é imensurável se preparar desde o começo, sondar todas as chances e estar pronto para os recrutamentos. Tendo isso em vista, preparamos uma série de dicas para você ser destaque e conquistar o cargo dos sonhos, mesmo estando no princípio do percurso. 

Como conseguir um estágio? 

  • Não se prenda em uma área específica

De acordo com Joana, esse é o melhor momento para testar todos os pontos dentro da sua profissão e “se jogar de cabeça”. Ela complementa: “meu conselho é não se prender em uma área específica!” Afinal, a iniciativa visa justamente ampliar o conhecimento do estudante e apresentá-lo a diversas oportunidades dentro de sua atuação, na busca por qual mais se identifica. Além disso, também não fique detido a uma grande companhia, hoje as pequenas e médias corporações oferecem muitas possibilidades e você pode crescer junto com elas. 

  • Use as redes sociais

Grande parte das ofertas chegam pelas redes sociais, logo, entrar em grupos do seu nicho te proporciona um maior acesso. Ainda, promove o networking com pessoas de interesses semelhantes e manter esse contato pode abrir portas. Se possível, seja freelancer. Nessas comunidades, geralmente, aparecem mais propostas sem vínculo empregatício, portanto, já construir seu nome e demonstrar suas habilidades te coloca um passo à frente. 

  • Construa um bom portfólio

Por meio dele, você se apresentará para o mundo dos negócios, pois é o principal guia de consulta quando alguém procurar por seus serviços. Por isso, mantenha-o sempre atualizado, coloque suas criações, sua formação, os pontos nos quais você mais domina, enfim, tudo sobre o seu trabalho. Pesquise os assuntos mais recorrentes nas vagas de seu interesse e corra atrás para cumprir os requisitos, colocando-os no seu portfólio e currículo.  

  • Busque especialização

Sempre procure se profissionalizar, aprimore suas competências por meio de cursos, principalmente. Com o advento da pandemia, diversas organizações passaram a disponibilizar alternativas on-line, ou seja, é possível encontrar uma do seu interesse. Inclusive, no Nube, há seis opções gratuitas, desde como elaborar um currículo até gestão de carreira. O melhor de tudo, todos oferecem certificado com horas complementares! 

Consegui uma entrevista e agora?

Não precisa ficar nervoso! Como diz Beatriz: “mantenha a calma!”. Geralmente, é uma conversa para o selecionador conhecer você melhor. Além do mais, ele fará a condução e você deverá demonstrar seu potencial. A especialista completa: “seja transparente em relação aos seus objetivos, busque se comunicar com todos de forma clara e coesa”. Essas são algumas indicações essenciais para tudo dar certo nesse momento tão decisivo. 

Aqui no Nube, postamos conteúdos diários com recomendações para você se dar bem em toda a sua trajetória corporativa, desde o começo, enquanto ainda está a procura da vaga ideal. Por isso, fique ligado e mantenha-se conectado para aumentar seu repertório! 

Leia também:

Saiba como ter mais chances em uma entrevista on-line

Minha primeira entrevista. E agora?

Como se portar em uma entrevista de emprego?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe