Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-ter-sucesso-no-departamento-pessoal

Dicas para ter sucesso no departamento pessoal 

Notícia | 02/11/2021

Vinícius Lima

Os profissionais do Departamento Pessoal (DP) das empresas precisam dominar leis, entender sobre tributos, estar ciente das novas tecnologias de comunicação e ainda dar conta das tarefas cotidianas do setor. Isso porque, em um mundo cada vez mais complexo e competitivo, é preciso se adaptar às novas realidades e se munir de muita informação.

Estudar e manter-se atualizado é, portanto, um dos caminhos mais seguros para dar conta de tudo e ainda crescer na carreira. “Buscar qualificação é uma das melhores formas de garantir a permanência, recolocação e evolução no mercado”, compartilha o especialista Tiago Ceciliano, CEO da Nith Treinamentos, referência nas áreas trabalhista, contábil, fiscal e previdenciária.

Geralmente, a divisão de cargos ocupados nessa área é em cinco partes: 

Estágio - estudantes em busca da primeira vivência corporativa

Auxiliar - em sua maioria, pessoas jovens e recém-contratadas ainda dando seus primeiros passos

Assistente - atua junto ao gestor, dando suporte na administração em questões mais complexas

Analista - posição de referência, afinal, o trabalho  realizado pelo time é revisado pelo analista e pelo líder

Gerente - encarregado da tomada de decisões e de coordenar todo o time na distribuição de tarefas, planejamento e acompanhamento de resultados. 

Para traçar um plano e chegar onde se almeja, Ceciliano separou dicas para ajudar quem quer seguir uma trajetória de sucesso nesse setor. Veja:

  1. Aproveite o aumento da burocracia na área trabalhista

Essa dica é uma das mais importantes e merece sua total atenção. Transforme desafios em oportunidades. São muitas as leis publicadas e, começando a vigorar, requerem aplicação prática. Com isso, o DP vai ficando mais técnico e, por consequência, precisará de mais especialistas. Ou seja, se você se atualizar em legislação, se tornará um talento desejado – e necessário!

  1. Fique atento ao eSocial

O eSocial veio para ficar!  Invista no seu conhecimento. É necessário estar atento a possíveis mudanças e atualizações no sistema, para garantir o cumprimento de todas as obrigações acessórias das organizações.  

  1. Seja imprescindível, pois nem todos são insubstituíveis

Seja pontual, sorridente, amigável com as pessoas e fique à disposição da empresa onde você atua. Desenvolva sua comunicação e estude sobre liderança. 

  1. Invista em seu maior patrimônio: o conhecimento

Não deixe de estudar e não pare de se atualizar! Se dedique a cursos e acumule aprendizados para si e para repassar à sua ocupação. 

  1. Domine a Tributação Trabalhista e Previdenciária

Conheça a Legislação Trabalhista e Previdenciária para ter mais segurança nas rotinas e perder o medo dos cálculos trabalhistas.

  1. Compartilhe sabedoria e ajude outras pessoas

Com base na pirâmide de aprendizagem de William Glasser, já está comprovado como é possível reter até 95% do conhecimento quando ensinamos. De quebra, ao transmitir conteúdos aos outros, ainda ganhamos autoridade no assunto.  

  1. Tenha presença digital

Atualmente, com tantas plataformas de comunicação na Internet, é inadmissível ficar fora delas. É fundamental ter, sim, presença digital e saiba: primeiro você aparece e depois, como consequência, você cresce. 

Para Aline Vasconcelos, estudante de gestão de recursos humanos, além das características citadas acima, ela acredita ser imprescindível ter uma boa comunicação. “De nada adianta o domínio teórico se você não sabe interagir com os colegas e supervisores, presidentes,  clientes, etc. A chave de tudo é um bom diálogo”, compartilha. 

Aline é estagiária na área e está animada quanto aos próximos passos. “Essa vivência tem sido única porque estou me desenvolvendo muito e tenho chances de ser efetivada”, complementa a universitária. 

Independentemente de qual caminho você quer seguir, com foco, determinação e esforço, nada pode te deter. O Nube acredita em seu potencial! Como se faz uma carreira de sucesso?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete