Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
home-office-amplia-contratacao-na-area-da-tecnologia

Home office amplia contratação na área da tecnologia 

Notícia | 29/10/2021

Vinícius Lima

Há algum tempo o mercado vem sofrendo com a dificuldade para contratação de profissionais das áreas de tecnologia. Entretanto, nos últimos dois anos, o cenário iniciado como uma medida emergencial, se transformou em uma solução efetiva para muitas empresas. 
                                                                             
Expandindo os horizontes na seleção de talentos
                                                                             
Com a flexibilidade proporcionada pelo home office e o novo conceito de contratação sem fronteiras, o qual não limita localização para trabalho, é possível expandir o alcance de uma oportunidade. Isso facilita a forma de contratação das empresas e de recrutar talentos de fora da cidade, do estado e até mesmo do país onde estão situadas.

Vitor Ramos, estudante de análise de sistemas em Santos, estagia em uma empresa de São Paulo e conta como é a experiência de atuar remotamente. “Eu iniciei a graduação no começo de 2020 e logo em seguida começou a pandemia, mas como sempre fui familiarizado com o digital, estagiar on-line nunca foi um grande desafio”, comenta. 
                                                                             
TI não para de crescer

Apenas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, 421 mil postos de trabalho serão criados no setor no país. De acordo com o estudo, em 2021 aconteceu um salto de 1/3 na quantidade de empresas admitindo colaboradores de maneira virtual.

No caso da Dedalus, entre o ano de 2020 e 2021, "houve um aumento de 100% nas seleções digitais, com mais de 40 posições das mais variadas especialidades", explica Stella Oliveira, gerente de Recursos Humanos da Dedalus. Contudo, esse não é um exemplo isolado, porque cada vez mais corporações seguem essa tendência e acabam encontrando o candidato ideal, independentemente da distância. 

Expandindo horizontes

As contratações são, inclusive, fora do eixo RJ-SP, com possibilidade para pessoas de diversas cidades. "Hoje, vemos um novo modelo de labor, o qual deve estar cada vez mais no dia a dia dos brasileiros pelos próximos anos. Avançamos mais uma etapa", completa a executiva. 

Entretanto, enquanto o novo formato acelera o mercado, com novas possibilidades de contratação e oportunidades, como será o pós-pandemia e toda retomada de rotina? Além disso, como as marcas estão se preparando para manter suas equipes e reduzir o tão temido turnover?

Contratação sem fronteiras

A contratação sem fronteiras aumentou a disponibilidade em termos de recrutamento. Por outro lado, essa expansão aumentou de forma significativa a competição por talentos. Se antes as corporações disputavam indivíduos com outras entidades regionais, agora, a concorrência ultrapassa a fronteira e isso pede uma revisão nos planos de carreira e benefícios.

Segundo Stella, além das contratações, é essencial estar atento aos perfis a fim de evitar o alto índice de turnover. "Precisamos acompanhar cada um. Deixamos de ser departamento pessoal. Somos os ouvidos de quem faz parte da empresa”, explica. 

Nesse sentido, o RH deve estar atento, oferecer apoio, ser aliado e mais, saber quais são as possíveis necessidades de cada um. “Por isso, já estamos nos preparando para os efeitos pós-pandemia. O universo empresarial jamais será o mesmo. Todos aprendemos a lição entre o equilíbrio entre carreira e outras áreas e, com isso, nosso dia a dia será diferente", diz a executiva.

Estagiário ou Jovem Aprendiz?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete