Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-conseguir-uma-vaga-de-estagio

Dicas para conseguir uma vaga de estágio 

Notícia | 27/10/2021

Rodrigo Barreto

O sonho da maioria dos estudantes é conseguir um estágio para, assim, ter o primeiro contato com sua futura profissão. Diariamente, são abertas milhares de vagas pelo Brasil e em todos os cursos. Porém, muitos têm dúvidas sobre como proceder para ter essa chance. Sendo assim, é importante explicar os passos a serem seguidos e algumas dicas para aumentar a probabilidade de se destacar.

O Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, é um agente de integração. Ou seja, faz a intermediação entre as empresas, candidatos e instituições de ensino. Fica responsável pela divulgação de vagas, captação de talentos, realização do processo seletivo, documentação para o contrato e administração desse colaborador. Por isso, é fundamental realizar o cadastro gratuito no site e manter o currículo atualizado para concorrer a postos oferecidos pelas organizações.

A analista de recrutamento e seleção do Nube, Bianca Galliera, destaca: “fazemos a intermediação entre as três partes envolvidas no acordo. Isso pode ocorrer com o auxílio em toda a jornada. Logo, acaba facilitando e agilizando o andamento para a contratante e para o candidato”.

O app do Nube

Pelo aplicativo Nube Vagas, você tem as mesmas funcionalidades do site, porém, recebe as oportunidades em tempo real, sem precisar abrir a caixa de entrada ou a página pelo navegador da web. “Ao baixar o app, aparece a informação sobre autorizar ou não as notificações sobre vagas, é importante clicar no “sim”. Caso contrário, você perde o benefício”, ressalta a gerente de consultoria do Nube, Raquel Richter.

Para ter boas chances, é indicado realizar os testes disponíveis e manter o perfil atualizado. Isso inclui formas de contato, escolaridade e conhecimentos em softwares. Em 'Meus dados' > 'pessoais', é possível informar se possui carteira de motorista, veículo próprio e outros diferenciais. Em 'Meus dados' > 'Contato', além de telefones, endereço e e-mail, também há a opção de incluir Hangout, LinkedIn, Skype, WhatsApp e assim, ampliar sua visibilidade e acessibilidade.

Na hora de se candidatar, basta acessar a área “Minhas vagas” e clicar em 'No seu perfil'. Assim, mostrará todas as oportunidades compatíveis, em forma de resumo. Para saber mais detalhes de cada uma, é necessário clicar em “Tenho Interesse”. Isso não garante a sua participação, apenas abrirá os demais detalhes. No final da página, você seleciona a opção “Agendar entrevista”. Assim, estará concorrendo.

“O interessado também pode selecionar o campo 'Busca avançada' e filtrar de acordo com seu desejo. Por nível de escolaridade, curso, período de estudo, em quais dias está disponível, tipo de vaga (estágio, efetivo ou aprendiz) e cidade. Ou seja, tudo na palma da mão de acordo com o seu interesse”, complementa Raquel.
Ademais, na plataforma também há outras utilidades como questionários, testes de raciocínio lógico, português e inglês para atualizar seus dados, acompanhamento dos processos seletivos em andamento e, os seguintes cursos on-line:

- Como administrar seu tempo;
- Tenha sucesso em processos seletivos;
- Como elaborar um currículo;
- Gestão de carreira;
- Marketing Pessoal: sua imagem é você;
- Falar em Público: encare esse desafio

Outrossim, agrega sabedoria e valor ao seu currículo e geram certificados de horas complementares para você aproveitar em seus estudos. Esses conhecimentos certamente te ajudarão no momento de uma dinâmica de grupo ou, até mesmo, no dia a dia corporativo.


O que fazer quando for chamado para um processo seletivo?

Na hora da entrevista, a coordenadora de recrutamento e seleção do Nube, Jéssica Quione, dá algumas dicas para os candidatos. “São avaliados conhecimentos técnicos como Pacote Office e idiomas, formação acadêmica correlata a área de atuação, competências e características em harmonia com a função. Também são levados em consideração aspectos como interesse na oportunidade, iniciativa, escuta ativa durante a conversa, pontualidade e comprometimento”.

As posições abrem e fecham em tempo real. Dessa forma, não basta apenas esperar ser avisado pelo celular. É preciso correr atrás, pois assim como você, existem outras milhões de pessoas com o mesmo desejo. Se capacitar e lutar para conseguir o seu espaço é fundamental nessa jornada. As divulgações acontecem no Painel de Vagas e também no Facebook, Instagram e LinkedIn. Logo, é preciso ter atenção para vencer essa corrida.

Portanto, se você está em busca de um estágio ou aprendizagem, faça o download do aplicativo Nube Vagas, ative as notificações, mantenha-se estudando e o seu currículo atualizado. Diariamente saem matérias em nosso blog com temas da atualidade sobre o mercado de trabalho para você ficar por dentro dos assuntos do momento. Seguindo esses passos, a sua hora vai chegar.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete