Um emprego, na prática, pode oferecer muitas vantagens além do salário econômico propriamente dito, sabia? São diferentes possibilidades, as quais possuem um efeito direto na cultura institucional e no employer branding. Há um tempo isso não é mais considerado essencial, mas entregam experiências e somadas potencializam a relação com o indivíduo. Ainda mais quando envolvem as pessoas próximas a ele.

Medidas práticas

Para a gestora de carreiras e especialista em RH, Madalena Feliciano, além, apenas, do pagamento mensal, a empresa pode oferecer vantagens e oportunidades para os times. Em especial, nesses últimos anos, as companhias têm direcionado os benefícios para a saúde mental dos internos.

Também conhecido como salário emocional, geralmente, não em forma de dinheiro, mas ajuda a complementar a renda do contratado porque ele pode ser revertido em melhorias gerais. “Serve como um incentivo e auxilia também no desenvolvimento do negócio, pois com funcionários alegres, o rendimento aumenta”, explica a especialista.

De acordo com pesquisa divulgada pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende, em média, 37% a mais em comparação com os outros. “Desse modo, investir em um bom proveito é também fomentar a própria entidade e a performance da equipe”, afirma a gestora.

Pensando nisso, listamos alguns exemplos para ajudar os líderes na implementação desse incentivo. Veja:

  • Espaços destinados ao bem-estar dentro do ecossistema laboral;
  • Ambientes de lazer;
  • Horário flexível;
  • Incentivo na obtenção de conhecimento;
  • Práticas sustentáveis.

Esses estímulos não beneficiam apenas os cooperadores, mas também a própria entidade. “Isso porque, indivíduos motivados tendem a operar com dedicação e não como uma ‘obrigação’, além disso, vestem a camisa”, complementa Madalena.

Vale ressaltar: essa benfeitoria não substitui a remuneração econômica. Por isso, não vá trocar um pelo outro. O honorário financeiro é um direito de todo trabalhador e não deve, em nenhuma hipótese, ser desmerecido.

As ações podem ser feitas dentro da companhia

Além disso, é importante ter um espaço onde os indivíduos se sintam à vontade para expor seus sentimentos e compartilhar os pontos de melhoria. “Com isso, a missão das empresas e, principalmente da gestão é buscar formas de ajudá-los, seja por meio de terapia ou aulas de descontração. Isso acaba contribuindo para um maior desempenho, produtividade no dia a dia e, inclusive, uma maior motivação”, diz a head de gente e gestão na Pontaltech, Camila Paiva.

É muito comum para os iniciantes nas práticas meditativas ficarem agoniados após algumas tentativas. De fato, acalmar a mente e se dedicar aos pequenos instantes da vida cotidiana é muito difícil quando nos encontramos sempre em uma eterna inquietação para fazer mais, em menos tempo, de forma incansável. Todavia, esse é um objetivo conquistado aos poucos, diariamente. Momentos de relaxamento e descontração como esses são extremamente importantes para todos em meio a esse cenário difícil de isolamento social. “Essas devem ser as prioridades de todas as empresas agora e depois”, finaliza Camila.

Essas são sugestões importantes tendo em vista a extensão do teletrabalho. Assim, as pessoas compreendem a possibilidade de bater metas e também fazer as refeições em união inclusive em casa. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe