Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-importantes-para-trazer-o-sucesso-do-pequeno-negocio

Dicas importantes para trazer o sucesso do pequeno negócio 

Notícia | 25/10/2021

Vinícius Lima

O sonho de empreender está presente na vida de muitas pessoas, contudo, fazer o projeto dar certo e ter sucesso é uma tarefa árdua e cheia de desafios. Justamente por isso, se preparar com o máximo de informações possível, contar com um bom planejamento e ser sagaz é fundamental. 

Desejo cresceu no Brasil

Para analisar quem tem o desejo de montar uma empresa no Brasil, a Universidade Técnica de Munique (TUM) realizou a pesquisa “Amway Global Entrepreneurship Report (Ager)”, validada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo apontou como 56% da população possuem essa vontade. Entre quem tem entre 18 e 35 anos, a taxa é de 74%. 

Além disso, outro apontamento, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2020, mostrou como a pandemia só fez crescer essa ideia na cabeça de muitos brasileiros. O plano de montar um empreendimento em até três anos cresceu 75% em relação ao cenário de 2019.  

É inegável como, em cenários de maior instabilidade econômica e desemprego, muitos pensem nessa como uma estratégia excelente para obter uma renda. Embora seja, de fato, uma boa aposta, é preciso tomar alguns cuidados e ter preparo para obter assertividade e atingir o sucesso. 

Exemplo de quem é determinado

Luciana Campos é um exemplo de quem quer a autonomia de emitir seu próprio CNPJ. Ela faz faculdade de estética e cosmética e tem o sonho de abrir uma clínica voltada para isso desde antes de começar a graduação. “Não é fácil, mas minha determinação ganha meu medo”, comenta. 

De janeiro a abril de 2021, o Brasil recebeu mais de um milhão de novas micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae. Porém, 29% dos novos negócios no país não conseguem sobreviver às adversidades do mercado. Entre os aspectos responsáveis por contribuir com esse cenário estão a falta de experiência no ramo de atuação, a ausência de gestão e o baixo investimento em capacitação.

Soluções financeiras também são um desafio

Outra dificuldade recorrente é o acesso a soluções financeiras. “Instituições tradicionais contam com poucos produtos para atender pequenas empresas e isso dificulta o acesso a recursos e soluções”, avalia Anderson Locatelli, CEO da Sled.

O executivo traz três dicas para ajudar na organização e no sucesso dos pequenos negócios.

  • Estudar nunca é demais

 

Quem está do lado de dentro do balcão, precisa ficar cada vez mais antenado nas novidades do mercado. “O processo de aprendizado é contínuo. O profissional autônomo precisa investir em sua própria capacitação”, aponta o CEO.

  • Inovação tecnológica: use a seu favor

 

A tecnologia é um conjunto de ferramentas capazes de facilitar processos. Locatelli reforça como o seu uso pode automatizar atividades, contribuir com a diminuição de custos e tornar a gestão mais eficiente.

  • Soluções digitais financeiras

 

Bancos tradicionais nem sempre são uma boa opção para pequenos negócios, devido às altas taxas de serviços e juros. Essas instituições, muitas vezes, também não contam com produtos para atender esse público. “As fintechs têm se mostrado uma alternativa mais atrativa. Tendo a computação como principal aliada, elas oferecem soluções distantes de uma taxação não correspondente ao tamanho do negócio e são personalizadas, atendendo necessidades específicas dos microempreendedores”, comenta Locatelli.   

Startups financeiras oferecem ainda diversos serviços de recebimentos e transações, os quais contribuem para a acessibilidade nos meios de pagamento oferecidos por um empreendimento aos seus consumidores. “Há forte investimento em novos métodos de pagamento, para facilitar as compras, atrair mais clientes e ajudar a marca a se destacar da concorrência”, conclui o executivo.

Como criar projetos de sucesso?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete