A empresa na qual estagiamos ou  trabalhamos é quase uma segunda casa, não é mesmo? Afinal, são horas e horas compartilhadas com os colegas de trabalho, dividindo parte da rotina. Corporações são feitas por pessoas, por isso, onde há colaboradores motivados, engajados e felizes, existem melhores resultados.

Quem defende isso é Guilherme Santos, desenvolvedor e especialista Full Stack na linguagem Ruby on Rails. Ainda de acordo com ele, para essa harmonia acontecer, é preciso ter um clima organizacional satisfatório. “Investir em boas relações sociais está diretamente ligado à satisfação e rendimento dos times”.

É vital ao líder ter uma boa conexão e conhecer bem a sua equipe. “Da mesma forma, saber quais são as paixões, forças, fraquezas e dons de um funcionário faz o gestor saber de sua importância, além de ter o conhecimento necessário para desenvolvê-lo”, complementa o especialista. .

Ainda de acordo com Santos, não podemos deixar de fora a criação e fortalecimento da cultura do diálogo. Com esse canal aberto, os supervisores podem conhecer melhor seus liderados, mostrar a eles seus papéis e assim motivá-los, tornando-os mais produtivos e criativos”.

Construindo uma comunidade para impactar os negócios

Em muitos casos, uma staff unida parece mais uma comunidade em relação a um cenário corporativo, “com gestores e colegas se preocupando com o trabalho um do outro e demonstrando compaixão quando algo dá errado. Além de ser melhor atuar em um lugar assim, o ambiente é crucial para a moral do indivíduo, trabalho em equipe e satisfação do cliente”.

O desenvolvedor cita a professora de Gestão da Universidade de Wharton, Sigal Barsade, como uma referência. “Ela estudou profundamente a cultura com foco no emocional e destaca como o entendimento de sentimentos compartilhados com os companheiros profissionais tem um impacto essencial nos resultados das companhias”.

Estimular atitudes positivas

Estimular a positividade é algo responsável por influenciar diretamente no dia a dia dentro dos empreendimentos. “Ajudar sempre, evitar reclamações, encarar obstáculos como desafios alcançáveis estão entre as atitudes capazes de transformar o local de trabalho de forma positiva”, defende.

Rotina de feedbacks

Uma das práticas para contribuir na construção de uma boa interação nos escritórios, inclusive a distância, é o feedback. “Às vezes, com a correria do dia a dia, surgem alguns momentos de estresse e atrito entre as pessoas. Contudo, é preciso evitar a propagação disso por muito tempo. Nesse momento, as devolutivas caem muito bem. Seja como for, atue para a sua equipe não ter medo de fornecer retornos imediatos para os companheiros, tanto os negativos, quanto os positivos”.

Comemorar as conquistas

A vida profissional não precisa ser resumida às exaustivas horas de labor. “Pequenas pausas são necessárias para aliviar o estresse. Assim como comemorar as conquistas diárias, sejam elas grandes ou pequenas, é uma boa alternativa”.

Essa tática Matheus Oliveira já pratica. Ele está em busca de sua primeira oportunidade como estagiário em psicologia, mas busca adotar posturas positivas no cotidiano para manter a animação. “Eu perdi o emprego no começo da pandemia, tive de trancar a faculdade e agora consegui voltar. A cada dia eu encontro algo novo para comemorar, seja uma meta complexa ou simples, aproveitar esses momentos é essencial”, conta. 

A saúde mental no local de trabalho

Por último e não menos importante, não podemos deixar de pontuar a relevância da saúde mental. “Mesmo ainda vista como tabu, o bem-estar na empresa é fundamental em uma sociedade a qual passa mais tempo no trabalho  em relação à própria casa. Dinâmicas em grupo, confraternizações e coffee breaks são algumas formas de evitar transtornos mentais entre seus times”. 

Por fim, o especialista destaca a relevância de investir em melhorias e demonstrar a preocupação em oferecer sempre o melhor aos profissionais. “Sendo assim, um bom ambiente de trabalho é capaz de melhorar consideravelmente os resultados da equipe”, conclui.

Como motivar equipes remotamente?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe