Um bom desempenho, rendimento e sucesso no trabalho tem pela frente um longo caminho de equilíbrio e auto acolhimento a trilhar. Uma dessas rotas passa pela mindfulness. Essa técnica simples de meditação - sem relação de qualquer religião ou doutrina - traz muitos benefícios. O principal deles é exercitar a mente, trazendo todas as experiências do momento para o presente.

O que acontece?

Essas práticas estimulam o desenvolvimento do córtex pré-frontal, área do cérebro responsável por diferentes funções cognitivas, tais como: atenção, julgamento, resolução de problemas, discernimento, pensamento crítico, organização, priorização, controle de impulsos, perseverança, regulação emocional e aprendizado contínuo.

Embora não pareça, algumas percepções são indicativas de algo “desregulado”. Quais? Distrações, procrastinação, hiperatividade, falta de organização, baixa capacidade de julgamento, ansiedade, dificuldade para gerir o tempo e atrasos constantes. Essas situações podem acontecer no automático, por isso, não nos damos conta.

Assim, esses momentos de concentração e reflexão têm inúmeros benefícios. “A lista é extensa, mas podemos colocar entre os principais, a clareza mental e a facilidade para tomar decisões. Como técnica, também propicia a evolução da autoconsciência e o conhecimento das emoções, as quais nos levam a não mais reagir de maneira intempestiva”, explica a fundadora do Thank God it’s Today, Ligia Costa.

Para ela, a mindfulness não requer grandes condições para ser aplicada. “Podemos fazê-la caminhando, enquanto fazemos um intervalo para o lanche, em pé, repousando ou mesmo quando estamos alongando a musculatura corporal nas pausas laborais. Sobretudo, surte efeitos importantes na redução do estresse”, analisa a empresária.

De acordo com pesquisa realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, juntamente com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Appana Mind, uma hora e quinze minutos de dessa atividade, três vezes por semana, ao longo de dois meses, conseguiu reduzir à metade a concentração do cortisol - hormônio do estresse.

Mão na massa

Logo, para quem está começando ou quer começar a meditar, justamente para ter mais equilíbrio e entendimento de suas emoções e atitudes, são recomendadas as “três respirações conscientes”. “Eis aqui um exemplo prático: antes de iniciar uma reunião, de responder e-mails, de enviar mensagens de WhatsApp, de fazer uma refeição, a cada hora ou 30 minutos, coloque um lembrete no alarme do celular e pare tudo por alguns segundos para retomar o foco”, orienta Ligia.

“Com três respirações, traga a sua atenção para o presente. Inspire e atente-se ao seu ar, corpo e mente, perguntando-se ‘o que é importante agora?’. Isso é muito simples e orienta o foco para o hoje. Quanto mais presentes estivermos conosco, mais seremos capazes de oferecer a atenção plena ao outro”, conclui a fundadora do Thank God it’s Today.

Conforme a CEO da Vittude, Tatiana Pimenta, para evitar sofrer com os impactos negativos do esgotamento, as empresas devem criar um programa voltado para os cuidados com a saúde mental dos colaboradores. “O primordial é um ambiente de ofício agradável, flexível e cooperativo. Dessa forma, as tarefas serão executadas com qualidade e o bem-estar do time, independentemente da posição hierárquica”, reflete.

Nesse sentido, é crucial trabalhar com a capacitação de líderes para melhorar a sua relação com as equipes e, assim, incentivar a produtividade de maneira saudável e eficiente. “Para isso, o melhor é pensar em como agir para, além de alcançar os resultados esperados, evitar coisas negativas no fator emocional da galera”, complementa a CEO.

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