Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-tem-a-sindrome-do-pensamento-acelerado

Você tem a síndrome do pensamento acelerado? 

Notícia | 18/10/2021

Rodrigo Barreto

Nos últimos anos, a saúde mental é debatida com mais frequência e as pessoas dão importância para esse tema. Com a pandemia, isso se intensificou e todos passaram a ter um cuidado maior. Doenças como depressão e ansiedade têm um crescimento alto na população. Porém, uma vem ganhando espaço recentemente: a Síndrome do Pensamento Acelerado - SPA.

A Síndrome do Pensamento Acelerado

Identificado pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, esse problema gera dificuldade em organizar os pensamentos, podendo saturar o córtex e resultar em uma mente hiperpensante. Ou seja, em busca permanente de informações, agitada, impaciente, com bloqueio criativo e baixo nível de tolerância. Dessa forma, congestiona o cérebro e prejudica a memória, concentração, provoca cansaço, irritação e insônia.

A psiquiatra na Escola Paulista de Medicina, Danielle Admoni, explica um pouco mais. “Diariamente, ficamos expostos a uma quantidade enorme de estímulos, nos motivando a fazer várias tarefas simultaneamente. O resultado é o esgotamento mental e, para absorver todos os novos impulsos, o cérebro acaba tomando para si a energia de outros órgãos e músculos. Isso justifica o desgaste físico”.

Segundo o Instituto Augusto Cury, a SPA atinge cerca de 80% da população brasileira. Mesmo sendo comum, ela é pouco discutida. Muitas pessoas sofrem com os sintomas sem consciência de estarem lidando com esse distúrbio de ordem psicológica. Afinal, mesmo não sendo uma doença, está relacionada a quadros de transtorno de ansiedade.

Para a psicóloga Flávia Teixeira, as redes sociais têm grande culpa nessa questão. “Elas são responsáveis por diversos transtornos. Os usuários passam o tempo todo checando notificações e mensagens. Além disso, dentro de um curto período na Internet, o indivíduo absorve uma quantidade absurda de textos e imagens. Sendo assim, resulta em cansaço e esgotamento mental”.

A síndrome está associada ao fluxo intenso de pensamentos. Ou seja, não há relação com o conteúdo deles, mas com a quantidade e a velocidade. Sendo assim, veja os principais sintomas:-

- Dificuldade de atenção e concentração;
- Pensamentos distorcidos;
- Prejuízos à memória;
- Cansaço excessivo;
- Dificuldade para pegar no sono;
- Fácil irritabilidade;
- Inquietação;
- Sofrimento por antecipação;
- Mudança de humor repentina;
- Insatisfação constante;
- Sintomas psicossomáticos, como dor de cabeça e nos músculos, queda de cabelo e gastrite.

Mais informações sobre a síndrome

Normalmente, ela surge em gente com a necessidade de se manter constantemente atentas, produtivas e sob pressão. É muito comum em executivos, profissionais de saúde, escritores, professores e jornalistas, por exemplo. Pessoas com um trabalho dinâmico, sem uma rotina definida, com muitos projetos, prazo de entrega e novas demandas a cada momento.

Entretanto, o problema não se limita ao âmbito corporativo. Por isso, Admoni alerta: “crianças e adolescentes são bombardeados por dados a todo momento e submetidos ao excesso de atividades, estímulos sociais e preocupações. Como estão em desenvolvimento neuropsicomotor, cuja estrutura cerebral é afetada, provoca disfunção no sistema neurológico e endocrinológico, podendo gerar danos irreversíveis”.

O diagnóstico deve ser feito por um psicólogo ou psiquiatra. Com base nos sintomas e nos relatos sobre os hábitos cotidianos do paciente, como também por meio de um questionário específico. O especialista ajuda no entendimento dos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Podendo receitar medicações, caso necessário.

Portanto, cuide de sua mente e fique atento às evidências. Logo, se identificar alguma relação com esse transtorno, procure um médico da área. A sua saúde deve estar em primeiro lugar.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete