Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-nao-cair-em-golpes-de-contrato

Como não cair em golpes de contrato? 

Notícia | 18/10/2021

Laura Pereira

Ofertas falsas são comuns em qualquer época, mas escalonam consideravelmente em momentos de crise econômica. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são quase 15 milhões de desempregados. Consequentemente, as pessoas estão procurando vagas desesperadamente. Tendo isso em vista, como descobrir se a proposta profissional é verdadeira?

Sinais de oportunidades falsas

Apesar de não serem novidade, os crimes são sempre reinventados e cada vez mais os criminosos se aproveitam das novas tecnologias. Por isso, é preciso estar sempre atento. Para ajudá-lo a reconhecer uma possibilidade adulterada, trouxemos uma lista com as características mais comuns dessas armações. 

  • Desconfie de anúncios urgentes divulgados pelas redes sociais. 

Normalmente, são apresentadas com tom de pressa, alto volume de vagas e destacam benefícios muito vantajosos. A ideia é conduzir o usuário a um link transportador de vírus ou coletar seus dados sigilosos por meio de formulários incertos, por exemplo. Na dúvida, entre em contato com a empresa mencionada na publicação. 

  • Não assine antes de analisar e tenha cópia de tudo.

Para João Gutemberg, discente de direito da Universidade Estadual de Minas Gerais, esse é um conselho valioso. “Sempre leiam todas as cláusulas contratuais e observem as flexibilidades”, incentiva o estudante. 

Os termos devem ser claros, mas caso não entenda alguma especificação, pergunte ou peça cópia para ser interpretada por um advogado de confiança. Verifique também se as promessas feitas verbalmente constam no documento e exija um comprovante, pois, mesmo validado, ainda pode ser contestado judicialmente por exigências abusivas. 

  • Se precisar pagar, é furada!

Conforme um estudo da OLX, feito com 7 mil pessoas em maio deste ano, 23% estariam dispostas a pagar para se candidatar a uma função. Contudo, serviços de recrutamento são quitados pelas empresas para redirecionar perfis e o trabalhador não deve ser impedido de assumir o cargo por falta de pagamento. Pela Lei de Estágio 11.788/2008, os agentes de integração não podem cobrar pela oferta de vagas. 

  • Só use sites reconhecidos.

No mundo digital não faltam páginas com promessas enganosas para empregar. Caso queira utilizar algum desses serviços, faça uma pesquisa de credibilidade antes de se cadastrar e ceder suas informações pessoais. 

Por fim, é necessário se atentar aos indícios nas entrelinhas dos tratados, para evitar falhas. Consoante à Patricia Leonel, supervisora de administração de contratos do Nube, “quando identificar um golpe, realize um boletim de ocorrência em face da corporação concedente. Desse modo, todas as partes envolvidas poderão apresentar suas considerações.” 

Foi assim com Gutemberg, o graduando já esteve envolvido em um mal entendido perante uma vaga de estágio, ele conta: “senti frustração total. Porém, ajuizei uma ação por meio de um advogado buscando reparação dos danos morais, tendo em vista meu contrato assinado e o compromisso firmado”. Portanto, não hesite em procurar ajuda.

Os golpistas podem ser enquadrados nos crimes de estelionato e formação de quadrilha, com pena a partir de quatro anos. Segundo reportagem da revista Veja, no início de setembro, a 4º Delegacia de Belo Horizonte desmantelou uma falsa agência de empregos e prendeu 21 pessoas por cobrarem entre 450 e 1.500 reais por cursos fictícios.

Todavia, as grandes empresas também são alvos e servem de isca. A multinacional farmacêutica Merck, por exemplo, já esteve na mira dos charlatões e afirma ser bem frequente. Em nota, a companhia avisa para “não enviar qualquer tipo de dado ou fazer pagamento, além de reforçar para não compartilhar a informação inverídica”.

O Nube, por exemplo, não cobra absolutamente nada de nenhum dos candidatos. Você pode concorrer às vagas gratuitamente e nenhuma empresa está autorizada a utilizar o nosso nome com promessas falsas. Tome cuidado! Na dúvida, visite nosso site e cheque se a oportunidade oferecida realmente existe. Para isso, basta você entrar em nosso Painel de Vagas

Além do mais, o Nube disponibiliza diversos conteúdos para enriquecer seu conhecimento de mundo. Dessa forma, mirando em uma carreira de sucesso, você consegue acessar cursos gratuitos e diversas oportunidades de vagas seguras. Basta cadastrar seu currículo e não perder nenhuma novidade! 

Gostou das orientações? Fique ligado e conte sempre conosco em sua carreira!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete