Conforme estudo feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), a previsão para 2023 é de um volume maior de matrículas em Educação a Distância (EaD) comparado com as presenciais. Tendo isso em vista, o estágio se torna um diferencial, uma oportunidade para aprender na prática os ensinamentos só apresentados na teoria. 

Ainda, para reforçar essa estatística, a 11º edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, trouxe dados de 2019, demonstrando o crescimento de 1,8% nas admissões dos cursos a distância. Porém, alguns estudantes ainda têm ressalvas se essa modalidade tem menos espaço no mercado de trabalho.

Para Lunna Bastos Melo, discente de publicidade e propaganda pela Universidade Estácio de Sá, há obstáculos na formação. “Primeiramente, acredito no quanto o networking é precioso em qualquer situação, no EaD, a gente tem uma relação muito distante da área, não parece palpável”. No entanto, ela complementa: “em contrapartida, esse tipo de ensino atende muito à quem mora no interior, como eu por exemplo.” 

Todavia, com a pandemia, isso se tornou corriqueiro e muitas corporações precisaram aderir ao home office, consequentemente, desmistificaram o quanto produtivo pode ser trabalhar em casa. Isso foi uma mudança enorme, impactando na cultura de muitas empresas. “Boa parte delas já aderiram à contratação desses estagiários, independentemente se estudam ou não presencilamente”, confirma Vitoria Ribeiro, selecionadora do Nube.

Além do mais, ela reforça sobre a visão em desconstrução. “Com o avanço da tecnologia e a popularização da prática, o conceito se transformou muito, enquanto antes acreditávamos na influência negativa no aprendizado do conteúdo, hoje conseguimos visualizar como uma maneira válida de instrução, com grande potencial.” 

A Lei de Estágio é a mesma e contempla todas as modalidades. O processo seletivo, segundo Vitória, também não muda. “Eles podem variar de acordo com a vaga pretendida, o concedente, entre outros. Contudo, são realizados da mesma maneira para todos os educandos, seja de EaD ou presencial.”

Com a competitividade cada vez mais acirrada, conforme demonstram os levantamentos, trouxemos pontos para você se destacar e turbinar seu currículo vitae (CV). Afinal, desassociando a modalidade como você atualmente estuda, é importante ser selecionado de primeira em qualquer entrevista. 

 

Como o EaD se destaca?

Uma coisa é certa, muitas vezes, esse grupo sai na frente em recrutamentos. Justamente por dominar habilidades gradualmente mais valorizadas pelas organizações, como facilidade para lidar com ferramentas tecnológicas. Com o advento da Covid-19, o teletrabalho se tornou essencial e quem já tinha conhecimento de métodos digitais passou a ser indispensável. 

Os formandos em EaD apresentam mais autonomia, iniciativa, responsabilidade e organização. Afinal, são pré-requisitos para manter os estudos on-line atualizados, tendo em vista a responsabilidade integral pelo seu próprio desempenho, pois diversas vezes não há acompanhamento direto de professores e colegas.

Ademais, a flexibilidade de horários também tem serventia, sendo um dos principais diferenciais da categoria. Além disso, o custo é menor, em relação às faculdades presenciais. Em tempos de crise, estudar em instituições de qualidade com valor proporcional, não deve ser desconsiderado por quem busca crescimento na carreira. 

 

Dicas para turbinar o currículo

Com o mercado de trabalho mais competitivo, tendo em vista estatísticas mais otimistas para a abertura de vagas, é necessário ter estratégias para se tornar relevante diante dos demais candidatos. Da mesma maneira da formação na dimensão digital, há diversas possibilidades de somar no documento somente por intermédio da Internet. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a montar um CV de destaque.

 

  • Ajuste seu CV

Edite seu registro de acordo com a vaga para qual você se candidata, no intuito de promover identificação com a empresa e o selecionador. A ideia é falar a língua da organização, se necessário adapte termos. Para isso, é importante uma pesquisa prévia para colher informações relevantes, de maneira a te preparar para encarar esse desafio. Ou seja, nada de fazer apenas um currículo e tirar milhares de cópias, isso queimará o seu filme e o seu dinheiro. 

 

 

  • Destaque suas experiências

 

Descreva suas antigas experiências, demonstre os resultados e o quanto aprendeu. Explique as funções exercidas, seja claro e faça um panorama geral, desde a conquista de clientes até o aumento da receita. Porém, caso nunca tenha trabalhado, ressalte todo o seu ganho em tarefas acadêmicas e voluntárias. 

 

  • Adicione cursos e certificações

Não queremos te deixar esquecer da importância dos cursos e certificados, por isso, adicione todos! Apesar de não serem práticas remuneradas, as capacitações podem ser relevantes para o selecionador. Por vezes, vale resumir os frutos colhidos a partir de tais competências. No entanto, avalie as exigências da vaga. Se for mais técnica, pode não ser interessante incluir um curso de dobradura, por exemplo.

 

 

  • Acrescente suas soft skills

 

Habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas, afinal, convivemos com pessoas e precisamos lidar com imprevistos diariamente. Por isso, ressaltar as soft skills, como comunicação, pensamento crítico e gestão de tempo faz toda a diferença e acrescenta em sua seleção.

 

Além do mais, no próprio site do Nube há seis opções de cursos gratuitos, para te ajudar a alavancar suas aptidões. Um deles pode te ajudar muito: como elaborar um currículo. Enfim, quer fechar com chave de ouro? Então vá em busca de aprendizado, certamente você será encaminhado para uma oportunidade ideal. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe