A chamada para as inscrições nos vestibulares para 2022 já começou. A preparação para os testes normalmente envolve uma carga grande de sentimentos para os aspirantes a universitários. Ansiedade e estresse são alguns exemplos de aspectos negativos relacionados ao tema. 

Pandemia dificultou ainda mais a situação

Nesses últimos dois anos, por conta das transformações vividas devido à pandemia, com isolamento social, aulas híbridas e a adaptação sofrida, esses aspectos foram intensificados pelos alunos do último ano do ensino médio. “Essas mudanças abalaram o emocional dos estudantes, intensificando a pressão no vestibulando”, explica a psicóloga clínica especialista em psicoterapia positiva, Luciana Deutscher. 

Esses problemas podem ter aumentado porque, de acordo com Luciana, na sala de aula presencial havia a presença dos professores e colegas os quais poderiam amenizar os sentimentos e pensamentos ruins. “Já no on-line, é apenas o aluno com ele mesmo”, comenta.

Empatia é o primeiro passo para resolver os problemas

Segundo Luciana é preciso entender a cabeça desses jovens, “muitos são imaturos e essa época é uma pressão. Alguns pais exigem resultados, principalmente a aprovação em uma determinada faculdade”, avalia. “Por isso, é vital criar uma rotina de estudo e outra de lazer  (esse, por sua vez, não significa festa ou estar na rua, mas também assistir um bom filme, uma série, fazer exercícios, algo prazeroso)”.

Quem deseja ingressar em uma instituição de nível superior deve incluir no início do seu dia, antes de começar as leituras e a revisão de conteúdos, pelo menos três minutos para parar, respirar fundo, estando atento à entrada e saída do ar. “A consciência corporal quando fazemos esse simples exercício é imensamente benéfica para o corpo e para mente, além de trazer o foco para o presente”, pontua.

Outra dica é para quem se sente desatento em algum momento. “Deve dar uma pausa. Levantar-se, dar uma volta pela casa, respirar e então retornar às atividades”. Ainda de acordo com a especialista, é preciso lembrar como, desde o começo de 2020, a vida é atípica para todos. “O mundo inteiro está passando pelas mesmas dúvidas, medos e angústias. Mesmo assim, é necessário um extremo cuidado com as autocobranças para os limites não serem excedidos”, reforça Luciana.

Escolha da profissão

O período da inscrição para as provas se torna um desafio para muitos, afinal de contas, é a escolha de uma carreira e os adolescentes ainda estão em processo de definição da sua identidade. “É importante se preparar, conhecendo suas qualidades. Existem no mercado diversas formas de testes vocacionais”, explica. 

Em seu consultório, a psicóloga trabalha com a orientação de carreira. “Nas sessões, os indivíduos descobrem valores, habilidades e desejos”, conta. Avalie sempre os prós e contras de cada profissão, seus desejos e anseios. “Muitos chegam no consultório infelizes pois os pais os impõem seguir determinado curso para dar continuidade na história da família. Se não for da vontade, ele pode até cursar, mas com certeza será um adulto infeliz profissionalmente”, ressalta.

Luiza Campos cursa psicologia em São Bernardo do Campo e confessa ter iniciado uma graduação anterior a essa por influência dos parentes. “Ingressei em direito por orientação deles, mas não demorou muito para me sentir insatisfeita e sem motivação para permanecer nesse caminho”, relata a também estagiária. De acordo com ela, foi uma jornada prazerosa poder explorar o autoconhecimento e ousar seguir outra direção. “A melhor decisão já tomada em minha vida foi seguir meus desejos. Hoje, estou muito mais animada em relação ao futuro”, completa.

O cenário atual, de fato, é bastante desafiador. Contudo, ele não é definitivo para ninguém. Sempre haverá a possibilidade de tentar novamente, de descobrir novas possibilidades. O Nube acredita em seu potencial! 

Gostou? Veja três dicas para deixar os estudos mais produtivos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe