Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
boa-escrita-e-outro-idioma-sao-diferenciais-no-enem

Boa escrita e outro idioma são diferenciais no Enem 

Notícia | 30/09/2021

Rodrigo Barreto

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é um momento importante na vida dos jovens com o objetivo de conquistar uma vaga em uma universidade pública ou bolsa em uma instituição privada. Entretanto, para ter um bom desempenho na prova, não basta apenas ler os livros para responder corretamente às questões de múltipla escolha. Existem outras maneiras de se preparar e valências importantes na hora da prova.

A importância da escrita

O interessado em ingressar no curso superior precisa ter senso crítico para elaborar uma boa redação. Essa etapa é eliminatória e pode ser um diferencial, considerando o nível competitivo entre os estudantes. Um dos segredos para um bom desempenho é, portanto, caprichar na escrita. Segundo o artigo publicado no site da Education Northwest, um bom texto conta com a mensagem principal, uma estrutura correta, opinião crítica, vocabulário adequado, ritmo, fluência, gramática correta e boa apresentação.

Portanto, o aluno com formação crítica e habilidade de se expressar sai na frente dos outros. Entre os critérios de avaliação do exame, estão a capacidade de interpretação e de organização das ideias, a argumentação e o poder de propor soluções. Tudo isso é adquirido por meio de metodologias voltadas à criação e ao protagonismo infantil e esses conceitos devem ser aplicados já nos primeiros anos letivos. Afinal, desde a infância essas competências são desenvolvidas.

O criador e gestor da plataforma educacional De Criança Para Criança, Vitor Azambuja, relembra o impacto da pandemia nesse assunto. “As escolas enfrentaram muitos desafios e precisaram se adaptar às pressas ao ensino remoto. Infelizmente, isso ainda é uma dificuldade para boa parte delas, especialmente as públicas. Com isso, muita coisa acabou ficando para trás. No entanto, os educadores não podem deixar de estimular seus discentes. Ao longo desses anos atuando com crianças, conseguimos entender a importância das novidades para instigar a reflexão”, explica.

“Lá na frente, tudo isso fará diferença. Principalmente quando esse jovem vier a ingressar no mercado de trabalho, exigindo cada vez mais o discernimento e respeito aos valores e diferenças socioculturais. Precisamos colocar as crianças no centro da aprendizagem agora, estimular a curiosidade e a criatividade para, no futuro, elas poderem se destacar como universitários e profissionais. O caminho para isso é a democratização da aprendizagem e das metodologias de acordo com as novas demandas”, finaliza Azambuja.

Como conseguir boa nota em língua estrangeira

Com as opções de inglês e espanhol, essa etapa também é desclassificatória. O conteúdo cobrado vai bem além da cultura pop, filmes e games com os quais a garotada tem contato. Os responsáveis pela elaboração das questões têm incluído muitos textos jornalísticos, assuntos atuais, debates sociais e ambientais, entre outros temas debatidos no mundo.

Por isso, a CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira, traz algumas dicas:

- Assista noticiários na língua escolhida:

Caso você esteja no básico do idioma, vale assistir os noticiários em português e procurar pela mesma notícia traduzida na Internet. A maioria dos vestibulares exigem atualidades. Inclusive na redação.

- Altere o idioma dos seus aparelhos eletrônicos:

No começo você pode estranhar e até demorar mais para mexer em algumas funcionalidades do seu celular. Contudo, esse contato diário com o idioma aumentará a chance de aprender novos vocábulos.

- Dedique pelo menos 40 minutos de estudo dos idiomas estrangeiros:

Veja alguns assuntos exigidos: interpretação de textos, graus de adjetivo, verbos frasais, ordem regular das frases, entre outros. Procure a grade completa e distribua os temas para se preparar.

- Leia a pergunta antes do texto:

Otimizar o seu tempo pode garantir uma pontuação maior. Assim, como as questões costumam ser longas, veja primeiro a pergunta e depois a matéria. Você lerá o trecho buscando a resposta para o enunciado.

- Tenha um glossário pessoal:

Uma espécie de mini-dicionário. Não traduza as palavras, mas vá adicionando todos os dias as novas expressões aprendidas. Recorra a ele durante a rotina de estudos, quando necessário.

Portanto, experimente seguir esses conselhos e veja como o ajudarão na hora da prova. Cada detalhe nessa preparação fará a diferença no resultado final. Em breve você será um universitário em busca de uma vaga de estágio pelo Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete