Em cerca de dois meses, nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Por conta da pandemia da Covid-19, em 2020, os testes sofreram algumas mudanças de data e a edição passada aconteceu no início deste ano. Contudo, com o plano de vacinação avançado, o cronograma tem maior probabilidade de seguir com a normalidade. 

Essa avaliação é de grande relevância para a vida de milhões de brasileiros anualmente. Estudantes depositam grandes expectativas quanto às notas obtidas. São tantas emoções e, se não forem compreendidas e significadas, podem atrapalhar o seu desempenho nos dois dias. 

Luiz Gonçalves é um exemplo de quem já se inscreveu para o edital deste ano. Ele estuda em Campinas e espera manter a calma até passar por esse período. “Tenho tentado de todo modo me preparar e, ao mesmo tempo, lidar com a pressão de maneira saudável”, conta. 

Como estratégia adotada pelo aspirante a universitário, fazer pausas durante as horas de aplicação aos livros, conteúdos e vídeos das disciplinas serve de grande auxílio. “Eu tenho metas pequenas. Foco por trinta, quarenta minutos e vejo notificações, algum meme ou como alguma coisa. Repito o ciclo enquanto dá e, assim, me sinto menos cansado”, compartilha. 

Por isso, o desafio é vencer o medo no período antes dos vestibulares, para não perder todos os esforços e tempo dedicados ao aprendizado. O Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), está desbravando fronteiras e atingindo índices cada vez mais relevantes de sucesso no Enem e em outros processos seletivos. 

Nos últimos resultados, por exemplo, os alunos dessa instituição aumentaram a performance em matemática, ciências da natureza e linguagens e na própria redação, enquanto no país todo, a média caiu. Para o coordenador do ensino médio do Marista Glória, Marcos Aurélio Pereira, uma dica muito simples para “segurar a ansiedade” durante a prova é inspirar e expirar.

Seja antes, ou durante o momento de aplicar seus conhecimentos, controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente. “Ao se concentrar no ar entrando e saindo pelo nariz, é possível encontrar tranquilidade e esvaziar a mente”. Assim, quem presta atenção nesse aspecto tem mais facilidade de foco, minimizando o estresse.

Veja a seguir cinco dicas do professor Marcos Aurélio Pereira: 

1. Como organizar uma rotina mais eficiente?

A sugestão é criar uma rotina, se dedicando um pouco a cada conteúdo, todos os dias. Nesse ponto, é preciso fazer um planejamento, priorizando as matérias nas quais se tem mais dificuldade.

2. Esteja bem informado sobre os temas atuais

É importante os candidatos estarem atentos aos acontecimentos atuais, pois os vestibulares irão cobrar esse conteúdo. Normalmente, o Enem tem solicitado temas envolvendo problemas sociais, para serem discutidos com propriedade e profundidade. Assim, é possível avaliar o quanto esse aluno está engajado socialmente e o quanto consegue perceber os problemas em seu entorno.

3. Estabelecer horários é fundamental

Cada indivíduo precisa analisar o período no dia no qual obtém maior rendimento e produtividade. É importante reservar quatro horas para o estudo, porque também é necessário ter tempo para relaxar e descansar. O melhor é organizar bem os horários para conseguir aproveitar com mais eficiência.

4. É válido estudar em grupo e on-line?

Todos temos nosso próprio estilo para desenvolver a sabedoria. Alguns se concentram mais sozinhos, enquanto outros conseguem reter mais sabedoria em grupo. Portanto, é importante ser sincero consigo e escolher uma metodologia capaz de, de fato, auxiliar.

5. Redação: crie estratégias

Quanto à redação, faça resumos das atualidades para construção de repertório. Leia com atenção os textos auxiliares e prepare seu projeto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho. Depois, volte ao seu texto para passá-lo a limpo.

Confie em suas habilidades e tenha em mente: você é capaz e, independentemente do resultado, não há motivos para desanimar. Siga sua jornada com a cabeça erguida e colha muitos frutos, dentro e fora do contexto acadêmico ou profissional. 

Como combater a ansiedade?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe