Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-planejar-um-intercambio-pos-pandemia

Como planejar um intercâmbio pós-pandemia? 

Notícia | 17/09/2021

Vinícius Lima

Felizmente, as fronteiras de muitos países estão sendo reabertas. Com o avanço da vacinação, muitos já estão voltando a receber brasileiros – ainda, claro, seguindo todas as medidas de segurança necessárias. Agora, portanto, os planos de realizar um intercâmbio, estagnados por conta da crise sanitária, já podem ser retomados.

Segundo uma pesquisa do The Student World, 83% dos jovens desejam realizar uma viagem com intenção de aprender e desenvolver habilidades bem vistas para o currículo no pós-pandemia. “Com tantas oportunidades de estudo e trabalho ao redor do mundo, conquistá-las é só uma questão de planejamento e organização. Então, já é hora de você se preparar”, diz Erik Barbosa, gerente de produtos da Seda Intercâmbios. Por isso, o especialista elencou alguns passos fundamentais para você começar a arrumar as malas agora mesmo.

#1 Exigência de vacinação

Um dos principais requisitos exigidos pelos países com permissão para a entrada de brasileiros é a vacinação completa. “Cada um possui sua própria lista de imunizantes aprovados pelo governo local. Antes de viajar, certifique-se dessa regra no destino escolhido. O recomendado é apresentar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 (CNVC) com autenticação por QR Code, pois pode ser emitido em inglês ou espanhol no site do Conecte SUS Cidadão após o término do ciclo de imunização”. 

#2 Medidas de segurança locais

Cada nação também está adotando medidas de segurança contra o vírus, de acordo com a situação na qual se encontram. “Enquanto alguns somente exigem a vacina em dia, outros estabelecem uma quarentena mínima para todos, assim quando chegarem ao seu território. Sem falar no uso de máscaras, o qual pode estar liberado ou não. É importante estar ciente dessas regras e segui-las, para não entrar em conflito”.

#3 Moradia

Uma das questões mais importantes é a escolha de onde você irá morar. “Além dos locais oferecidos pelas próprias instituições de ensino, outras alternativas muito buscadas são as casas de família e albergues. Nesse momento, dê preferência por ambientes mais abertos e com uma boa ventilação por questões de saúde. Opte ainda por moradias próximas ao lugar onde irá estudar – assim, poderá ir a pé, evitando o transporte público, por causa da aglomeração”.

#4 Oferta de cursos on-line

Enquanto ainda não estamos com um seguro controle do contágio, muitas instituições podem limitar as aulas presenciais ou atrasar seus conteúdos. “Aquelas disponibilizando classes on-line são a melhor escolha. Dessa forma, os alunos não serão prejudicados e poderão acompanhar as lições mesmo à distância, em casos de novos períodos de isolamento social.

#5 Tempo de permanência

Cada programa terá uma duração diferente, podendo ser desde apenas uma semana até mais de dois anos. “Esteja claro do tempo ideal a permanecer no país escolhido – principalmente para conseguir se organizar financeiramente para arcar com todos os custos necessários. Uma boa opção é seguir por um programa com visto de trabalho”.

Renata Lima estuda relações internacionais em Santo André e afirma ter interesse em passar um semestre de sua graduação interagindo com outra cultura. “Comecei a faculdade em 2019 e o coronavírus pegou o mundo de surpresa logo em seguida, mas já estou contando com 2022 para realizar esse sonho”. 

Conquistar sua experiência internacional pode estar mais próximo de sua realidade. “Muitas agências estão com preços e condições de pagamento especiais a fim de acelerar a retomada no mercado. Há programas nos quais é possível pagar enquanto se trabalha no país, já recebendo na moeda local”, continua o gerente de produtos da Seda Intercâmbios. 

Existem ainda programas de financiamento responsáveis por permitir o parcelamento dos valores em até 36 meses. “Mesmo ainda longe da volta ao normal, os planos para intercâmbio não precisam mais ficar engavetados. Ficando atento a todos os detalhes, sua viagem tem tudo para se tornar inesquecível!”, conclui. 

Qual a melhor época para viajar?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete