Depois de praticamente dois anos de isolamento social e com o avanço da vacinação no país, o mercado de trabalho começa a enxergar a possibilidade de uma volta gradual aos escritórios. No entanto, com tantas mudanças, os formatos são outros, tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Ajustes e mais ajustes

De acordo com uma pesquisa da KPMG, 66,2% das companhias entrevistadas já voltaram ou pretendem retornar presencialmente ainda em 2021, 87,3% delas com um modelo híbrido. Esse formato confere mais flexibilidade ao operar de casa e ir ao estabelecimento somente em dias determinados da semana.

Segundo a fisiologista e mentora, Debora Garcia, essa grande revolução trouxe impactos significativos na rotina e na saúde física e mental de muitos trabalhadores. “São vantagens e desvantagens, o home based, por exemplo, concede mais liberdade, autonomia e privacidade aos funcionários. Contudo, por outro lado, pode tornar complexo o limite entre a vida pessoal e a profissional”, diz.

Um desses efeitos foi a aceleração digital e para o fundador da Colorkrew no Brasil, Daniel Alves, isso é algo definitivo. “O uso de plataformas para auxiliar no gerenciamento de times e metas ou mesmo softwares de segurança, tem se mostrado cada vez mais fundamental e produtivo tanto para as instituições, quanto para os funcionários. Isso porque eles conseguem organizar melhor o tempo, definir objetivos de curto prazo e ter maior autonomia, foco e colaboração”, explica.

Pensando nesse novo momento, o executivo elencou algumas dicas sobre como as corporações devem se preparar para o “escritório do futuro”. Veja:

Se adaptar aos modelos flexíveis

Os espaços físicos tendem a funcionar mais como um coworking, com visitas pontuais e pré agendadas dos cooperadores. Para atender a essa demanda, reservas de mesas, cadeiras, vagas e até mesmo de equipamentos, como notebooks e projetores, algumas entidades já adotaram ferramentas para facilitar a gestão dessa nova configuração.

Ademais, o tão falado retorno é capaz de desencadear problemas sérios. “Emoções como estresse, angústia e ansiedade podem aparecer por uma diversidade de motivos, os quais com certeza, estão relacionados ao presencial”, ressalta Debora.

Otimizar a administração e comunicação entre os times

Conforme relatório da Microsoft, uma das principais necessidades dos contratados nessa inédita conjuntura é a proximidade com os seus líderes e equipes, além de um melhor gerenciamento de metas e entregas. Uma boa solução é o uso de aplicativos, permitindo acompanhar os resultados e objetivos atingidos pelos grupos, entre outros.

Investir em cibersegurança

Durante o ano de 2020, os ataques hackers do tipo de força bruta a serviços de acesso remoto cresceram 704% em toda a América Latina em decorrência do home office, segundo o estudo “Eset Security Report”. Isso aconteceu porque as entidades não estavam preparadas para a implementação desses protótipos e, grande parte delas, não dispunham de um ambiente digital seguro, tornando-se um alvo fácil. Por isso, essa deve ser uma preocupação.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Veja também as matérias do Conexão Ilimitada da TV Nube: futuro do trabalho e como será o retorno ao trabalho presencial?. Conte com a gente!

E para você, como é um escritório do futuro? Já pensou nisso?                                       

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe