Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-habito-da-leitura-proporciona-ganhos-imensuraveis

O hábito da leitura proporciona ganhos imensuráveis 

Notícia | 08/09/2021

Rodrigo Barreto

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos e a nova geração já nascida no universo virtual, os livros vinham perdendo seu lugar na vida das pessoas. De acordo com dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL, o mercado editorial brasileiro faturou 5,2 bilhões em 2020, queda de 8,8% em relação a 2019. Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro - IPL, Itaú Cultural e Ibope Inteligência, em 2019 e divulgada em 2020, nosso país não tem essa tradição. São apenas 52% de leitores, com uma média anual de cinco obras e 28% dos entrevistados disseram não gostar de ler.

Porém, com a pandemia muita gente passou a aderir esse novo hábito. No primeiro semestre de 2021, foram vendidos 28 milhões de livros, um crescimento de quase 50% em relação ao ano anterior. “É como se as pessoas descobrissem o prazer da leitura, por estarem mais em casa e terem mais tempo. Com isso, colocam uma obra na sua rotina diária”, explica o presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira.

O fato dos encontros agora acontecerem on-line ajudou no crescimento das reuniões literárias. O Clube de Leitura 6.0 teve um aumento de 65% na participação. O projeto é voltado para idosos e realizado pelo estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Observatório do Livro e da Leitura. A iniciativa forma grupos pequenos para discutir e-books ou audiolivros, com títulos variados, indo de clássicos a histórias infantis, a depender do perfil dos membros.

Como vivemos na era digital, outras ferramentas tecnológicas também podem ser utilizadas, como tablets, smartphones e o Kindle - um e-reader. Ele possui funcionalidades para aliviar o cansaço visual, download de exemplares, consulta ao dicionário, realização de anotações, marcação de páginas e grifo de trechos.

Benefícios da leitura

Além de ser uma forma de diversão e informação, esse hábito é uma atividade com muitas outras funções. Pesquisa desenvolvida pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, e divulgada pela PUC-RS, mostra alguns benefícios, como: redução em até 68% nos níveis de estresse, auxílio na diminuição da frequência cardíaca e alívio na tensão muscular. Além de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas, amplia os conhecimentos gerais e introduz novos vocabulários na vida do leitor.

Ainda sobre o levantamento “Retratos da leitura no Brasil”, por conta do estímulo à concentração, criatividade e diminuição da ansiedade, os adeptos tinham algumas características, se comparado com quem não tem essa prática. São elas:

  • Realizam alguma atividade artística com frequência dobrada;
  • Praticam mais esportes;
  • Escrevem o dobro;
  • São duas vezes mais informados;
  • Participam 100% mais de concertos, shows e teatros.

Com isso, existem vários ganhos com essa atividade. Pode te ajudar a ser uma pessoa mais interessante e com assuntos mais legais. Aos estudantes, facilita na hora de fazer uma redação de vestibular, por promover uma melhor habilidade de escrita e aumentar o vocabulário. Isso pode ser fundamental também na hora de entrar para o mercado profissional. Em pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, 46,3% dos participantes à procura de um estágio ou vaga de jovem aprendiz não são aprovados por conta de erros de português.

Confira algumas dicas de clubes de leitura:

Clube de Leitura 6.0: exclusivo para pessoas com mais de 60 anos de idade. Participação gratuita.
Escrevedeira: clássicos estrangeiros do século 20, literatura contemporânea em língua portuguesa e livros em inglês e espanhol. Inscrições de 20 a 50 reais.
Escrevendo o Brasil: obras sobre a realidade do país com a participação dos autores. Inscrições a 100 reais.
Clube de Leitura Ler a América Latina: focado em obras latino-americanas sob o tema Zooliteratura no atual ciclo. Participação gratuita.
Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um: obras traduzidas diretamente do japonês para o português. Participação gratuita.

Portanto, que tal seguir essas sugestões e ter muitos benefícios em sua jornada? Se você está em busca de vagas, escrever bem e uma boa oratória te colocam na frente dos demais. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete