Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
setembro-amarelo-como-pauta-organizacional

Setembro amarelo como pauta organizacional 

Notícia | 07/09/2021

Giovanna Cavalli

Estamos vivendo um momento no qual se fala muito sobre estresse, ansiedade e depressão causados pela pandemia e a segurança psicológica tornou-se algo ainda mais urgente dentro das organizações. Com isso, desenvolver estratégias e ações para gerar um ambiente mais saudável tem sido um dos grandes desafios das lideranças.

Milhões de pessoas precisam de ajuda

Primeiramente, é preciso observar dados chocantes: segundo estudo da Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso!

No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se mata, totalizando quase um milhão de pessoas, anualmente. Sendo assim, de 10 a 20 milhões de homens e mulheres tentam destruir sua integridade a cada ano. Trata-se de uma triste realidade. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Logo, em primeiro lugar vem a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Por isso, estar atento a quem está a sua volta seja familiar ou colega de ofício pode ajudar. Estimular uma conversa ou a procura de orientação especializada é um bom primeiro passo para sustentar e apoiar quem tem problemas com a saúde mental.

Tendo isso em vista, ao longo deste mês, o aplicativo de reflexões, meditações guiadas, orações e passagens da Bíblia, Glorify, contará semanalmente com conteúdos especiais sobre a campanha nacional Setembro Amarelo, para prevenção ao suicídio. “O app passou a fazer parte da rotina de quem busca uma alternativa para exercer a fé sem sair de casa durante o isolamento social. Queremos oferecer, cada vez mais e com maior frequência, conteúdos de qualidade e de valor para o dia a dia das pessoas, garantindo o bem-estar e a fé de cada uma delas. Setembro é um mês para reforçar ainda mais esse propósito”, explica o head do Glorify no Brasil, Luiz Fernando Valente.

Além disso, para atuar ativamente em causas sociais, a cada download do app, o Glorify doa R$ 1 para instituições de caridade, escolhidas mensalmente. Essa também é uma forma de amparar alguém seja próximo ou em qualquer lugar do mundo.

As companhias têm um papel importante

Sobretudo, essa também deve ser a preocupação das companhias. De acordo com um estudo “Project Aristotle” do Google, equipes com altas taxas de confiança intelectual têm melhores desempenhos. No mesmo sentido, com esse fator as organizações podem obter uma redução de até 27% na rotatividade e 40% nos incidentes de segurança, além de um aumento de 12% na produtividade, conforme pesquisa realizada pela Gallup.

Sendo assim, investir em treinamentos, workshops e debates a fim de construir um ambiente saudável dentro das corporações, focando no respeito, na diversidade e na saúde mental de seus colaboradores é um bom caminho. “A promoção do bem-estar intelectual nas empresas é considerada um alicerce para equipes de alto desempenho, mas para ser atingida, é fundamental o incentivo de uma cultura na qual todos possam interagir e se arriscar, sem medo de julgamentos, aprendendo coletivamente”, enfatiza a CEO e fundadora da Newa, Carine Roos.

Segundo a pesquisa Profissional do Futuro 2021, da CI&T, 81% dos cooperadores entrevistados disseram ter um mindset de crescimento em face aos 19% com pensamentos fixos e imutáveis. “Assim, é preciso criar uma rotina de feedback, pois essa é uma das maneiras mais eficazes de criar diálogos honestos entre líderes e liderados”, alerta a CEO.

Ela elenca ainda outras dicas para potencializar a construção de espaços amigáveis para os funcionários: maior tolerância aos erros e às diferenças, incentivo à criatividade e a escuta ativa, além da inclusão nas tomadas de decisões. Ou seja, um lugar colaborativo é bom não só para os gestores, mas para os times.

Portanto, procure por alternativas e movimente-se em prol a isso! Acompanhe o nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube, nossos ouvidos estão abertos para você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe