Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-dicas-para-profissionais-em-busca-de-vagas-de-ti

6 dicas para profissionais em busca de vagas de TI 

Notícia | 01/09/2021

Vinícius Lima

Com crescimento de 310% no Brasil em 2020, segundo dados da Valor Investe, as vagas para Tecnologia da Informação (TI) foram potencializadas de maneira irreversível no mercado desde o início da pandemia da Covid-19. O crescimento é de 1,2% e abertura de 70 mil posições por ano devido à necessidade de ampliação das atuações em regime de home office.

A avaliação é da especialista Christina Curcio, doutora e mestre em Tecnologia e fundadora da Icon Talent. Com 23 anos de experiência em TI, ela lista, a seguir, dicas essenciais para quem está em busca de uma colocação no mercado.

1) Perfil atrativo e currículo atualizado

Muitos profissionais de TI se perguntam quais características tornam seu perfil mais atrativo nas redes sociais para os recrutadores. “Primeiramente, é preciso manter um portfólio atualizado de projetos, bem como seu Curriculum Vitae (CV) e cadastro no LinkedIn. Esses dados incluem também os contatos e referências, para facilitar a busca de quem está contratando. Além disso, objetividade na descrição das atividades e cargos almejados, com detalhamento dos cursos, certificações, idiomas e vivências, além da pretensão salarial média, são dicas valiosas. É importante ao candidato “open to work”, em busca de novas oportunidades, manter suas informações em dia e compartilhar seu número de contato”, orienta.

2) Fora da zona de conforto

Para quem não possui muito tempo nesse nicho, a dica é reforçar os aspectos formativos e de comunicação. “Foque seus esforços em conhecer além do setor. Participe de eventos, conferências e cursos nas tecnologias do mercado, realize capacitações sobre elas, estude inglês e tenha um português ótimo. Saia da zona de conforto. Não tenha receio de se vender e se apresentar de forma proativa aos selecionadores.

3) Soft skills em alta

Investir em qualificação permanente com certificações, bom domínio da gramática e de outros idiomas, além de um networking também são dicas valiosas, segundo a especialista. “Investir nas chamadas soft skills é fundamental para o lado pessoal e emocional do indivíduo, potencializando o relacionamento com o time para refletir nas entregas. Quem é mais equilibrado é capaz de estabelecer prioridades, reforçar seus pontos fortes, minimizar suas fraquezas e não se abalar facilmente com as pressões e conflitos do dia a dia”. Além do trabalho em equipe e da inteligência emocional, as capacidades comportamentais em alta incluem: “criatividade, comunicação, flexibilidade, adaptabilidade, autonomia, dinamismo, resiliência, proatividade, solução de problemas, senso crítico, liderança e ownership”.

4) Estude uma língua

Hoje, com a formalização do trabalho remoto, muitas oportunidades estão sendo abertas pelo Brasil e, principalmente, em outros países. A necessidade de conseguir dialogar com o dialeto estrangeiro é uma realidade. “Mesmo se não tiver fluência, é importante conseguir uma boa comunicação e, ao realizar uma entrevista, não se envergonhe de não saber uma ou outra frase. Os avaliadores costumam observar a aplicação e dedicação do candidato ao se esforçar”, diz Christina.

Andreia Siqueira estuda marketing e diz sempre estar atenta a esse ponto. “Eu comecei a desenvolver o contato com outro idioma por séries e filmes, mas hoje faço um curso para ter certificação”, conta. Em sua percepção, esse é um requisito básico para grande parte das colocações na sua profissão.

Justamente por isso, a universitária procura se manter sempre informada. “Quero fazer um intercâmbio em 2022 para ter uma experiência completa para desenvolver ainda mais meu perfil”, compartilha.

5) O que não fazer em um processo seletivo?

  • Falar mal das empresas pelas quais já passou;
  • CV incompleto ou desatualizado;
  • Deixar de entregar o teste técnico ou postergar sua realização;
  • Atraso ou despreparo para a entrevista;
  • Aumentar desonestamente seus conhecimentos com relação a uma tecnologia;
  • Falta de controle emocional;
  • Respostas vagas ou muito longas.

Em qualquer fase da carreira, essas orientações podem impactar de maneira positiva na busca por novos desafios. O Nube tem uma série de dicas para entrevistas capazes de ajudar a obter destaque. Veja ela aqui.

Gostou das sugestões? Compartilhe com seus amigos e colegas!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete