Qual roupa usar? Quais respostas devo dar? Como devo me comportar? Essas e várias outras perguntas vêm em nossa mente quando somos chamados para uma entrevista de emprego ou estágio. Obviamente, existe uma linha a se seguir. Porém, isso não precisa se tornar um bicho de sete cabeças. Venha ver as dicas do Nube para você mandar bem!

Muitas pessoas colocam roupa social, decoram respostas, mudam a aparência e o jeito na hora da reunião. Isso não é necessário! O gestor quer saber seu conhecimento e ver a sua verdadeira personalidade. Você deve estar de acordo com o ambiente e sem desleixo, mas cuidado com o exagero.

A analista de recrutamento e seleção do Nube, Joyce Nery, elenca outros erros comuns dos candidatos: “a falta de preparo para o processo seletivo. Não entender a proposta da oportunidade, dar respostas vagas, não pesquisar sobre a empresa, não demonstrar cuidado com a postura e não ter uma boa comunicação.”

Ela também explica quais fatores são avaliados na hora da reunião. “Em geral, o nível de adequação do candidato para a oportunidade ofertada é fundamental. No caso de estágio ou aprendizagem avaliamos principalmente a aderência do perfil com a cultura da instituição, bem como as competências, por exemplo, trabalho em equipe, iniciativa, comunicação, foco e organização. Já para uma contratação efetiva, além das mencionadas, avaliamos também as experiências profissionais.”

Muitas vezes, outros fatores estão acima do conhecimento intelectual e acabam fazendo a diferença na hora da escolha do novo funcionário. Os dirigentes querem pessoas com vontade de trabalhar, desejo por aquela chance e perspectiva de um belo futuro dentro da corporação.

Joyce dá algumas dicas para quem vai participar de uma entrevista: “tudo começa bem antes. O pretendente precisa conhecer sobre a vaga, entender se faz sentido para ele e pesquisar sobre a companhia na qual está concorrendo. É importante manter o currículo sempre atualizado, bem como adquirir habilidades por meio de cursos, vivências acadêmicas, voluntariados e se antecipar sobre as tendências no mercado. Dessa forma, estará bem mais preparado.”

Porém, como já é de conhecimento de todos, nos últimos meses ocorreram mudanças em todas as áreas de nossas vidas e muitas coisas passaram a funcionar de maneira remota. Com isso, os processos seletivos acontecem a distância. Isso possibilita um leque maior para as contratantes.

Nesse sentido, a analista do Nube contextualiza sobre o atual momento: “a avaliação está sendo a mesma, mas a logística alterou. São pedidos vídeos dos postulantes falando sobre si. Esse é o momento para preparar um ambiente silencioso, testar os equipamentos e minimizar imprevistos. Isso evita adversidades como queda de energia e oscilação da Internet.”

Roupas

Esteja vestido de acordo com a ocasião. Cada área tem a sua vestimenta adequada e essa é uma maneira de demonstrar interesse por aquele emprego. Quando for on-line não precisa estar de sapatos, por exemplo. Porém, deve estar apresentável no vídeo.

Respostas

Fale a verdade em cada resposta e aproveite para mostrar sua dominância no assunto. Não tente enrolar o entrevistador. Além disso, procure se expressar bem e mostrar o máximo possível da sua personalidade.

Conhecimento

O aprendizado é constante e infinito. Por isso, esteja sempre se atualizando e adquirindo mais conhecimento. Faça cursos, aprenda outros idiomas, assista palestras. Esses podem ser diferenciais para você largar na frente dos demais.

Leve com você

Caso seja presencial, esteja com seus documentos em mãos. Se for indicado por um agente de integração, é importante portar o comprovante de encaminhamento (pode ser digital). Leve também o seu currículo e a carteira de trabalho. Existem aliados importantes contra a ansiedade também, como livros, fones de ouvido ou jogos no celular para diminuir o nervosismo.

Conforme a vacinação avança e as restrições diminuem, a economia vai reaquecendo e as companhias voltam a contratar colaboradores. Sendo assim, esteja preparado, pois a sua hora pode chegar em breve. Se até buscando uma oportunidade, o Nube tem vagas pelo Brasil e cursos para te ajudar na preparação. Visite nosso site e se candidate já!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe